Falta de higiene bucal pode trazer complicações ao coração

agenciaweber

agenciaweber

Pouca gente sabe, mas a falta de uma boa higienização da boca pode acabar trazendo problemas ao coração. A doença leva o nome de Endocardite, uma infecção que atinge parte da membrana mais interna do coração, o endocárdio, que está em contato direto com o sangue interno. Pela forte pressão sanguínea local, essa região é pouco protegida pelo sistema imunológico, o que também dificulta seu tratamento eficiente.

O que provoca a Endocardite é a bactéria Streptococcus Viridans, que habita normalmente a boca sem provocar qualquer dano. Mas, ao entrar na corrente sanguínea, pode causar diversos efeitos no sistema cardiovascular. "Infecções de origem dentária estão entre as principais causas da endocardite infecciosa. A periodontite, por exemplo, caracterizada pela inflamação das gengivas, pode estar associada ao desenvolvimento dessa doença cardiovascular", alerta o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental.

Para evitar essa doença, responsável por significativa taxa de mortalidade, o cirurgião dentista garante que uma boa higiene bucal é a principal recomendação para o tratamento de todos os pacientes, particularmente os de alto risco como, por exemplo, os portadores de doenças ou lesões de válvula cardíaca e cardiopatias congênitas, como o sopro no coração.

"Havendo necessidade de algum tipo de intervenção odontológica, os portadores de tais doenças devem comunicar o cirurgião dentista e levar declaração do cardiologista informando a necessidade de uma antibioticoterapia preventiva", alerta.

Alguns procedimentos odontológicos requerem uma profilaxia antibacteriana, ou seja, um conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, suas complicações e conseqüências. Entre os mais comuns estão os que indizem ao sangramento como, por exemplo, as manipulações invasivas (exodontias, cirurgias de implantes, tratamentos periodontais e endodônticos) e não invasivas (limpeza e colocação de aparelho ortodôntico com banda).

"Como sabemos, a ação bacteriana é um fator de risco. Os pacientes devem ser incentivados a usar fio de dental regularmente e escovar os dentes com um creme dental que oferece proteção antibacteriana. Essa prevenção é essencial para o controle dos problemas bucais associados à doença cardiovascular", finaliza o Dr. José Henrique. Vale lembrar que o tratamento odontológico deve concentrar-se na prevenção de enfermidade periodontal e inflamação bucal.

Sobre o INPAO Dental
O INPAO Dental (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica), empresa especialista em odontologia, é uma das maiores operadoras de capital fechado do país. A companhia garante atendimento de qualidade em sua rede credenciada altamente especializada e está presente em todo território nacional, com mais de 17 mil opções de atendimento.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!