Healthtech brasileira cresce 85% em 2025 e aposta na eficiência operacional para escalar a saúde suplementar

Foto de Moderador

Moderador

Safee, plataforma SaaS com modelo inovador e sem similares diretos no mercado nacional, já impacta mais de 10 milhões de beneficiários e aposta em IA e dados para reduzir custos e riscos regulatórios das operadoras

Por Safee

Com projeção de crescimento de 115%, e um plano de expansão apoiado em contratos com operadoras e seguradoras, a Safee oferece uma plataforma SaaS que ataca processos críticos, com projeção de crescimento médio de cerca de 85% ao ano, até 2029, impulsionado pela expansão do portfólio e pela entrada de novos clientes, de médio e grande porte.

Em um setor marcado por alta complexidade regulatória, pressão constante por redução de custos e uma dependência histórica de processos manuais, a eficiência operacional deixou de ser um tema interno para se tornar uma questão estratégica para as operadoras de saúde.

Gestão de Rede, Credenciamento, Auditorias, Qualificação. Reclamação e controle de demandas seguem sendo áreas fragmentadas, pouco integradas, e com baixo nível de rastreabilidade; um cenário que impacta diretamente custos, riscos regulatórios e previsibilidade financeira.

Foi para solucionar esse problema estrutural que nasceu a Safee, healthtech brasileira, fundada em 2018, com a proposta de organizar o que se define como o “coração da operação” das seguradoras e operadoras de saúde: a gestão da rede credenciada – responsável pela entrega final do serviço ao beneficiário.

A empresa atua de forma especializada em um segmento que ainda carece de soluções completas no mercado nacional, conectando áreas historicamente isoladas em uma única visão operacional orientada por dados. Abordagem que já é reconhecida pelo mercado.

Recentemente, a empresa conquistou o 1º lugar no Prêmio Inova Saúde durante o Congresso Unidas, um dos principais fóruns do setor no país. O case destacou a plataforma como o “coração da operação” das operadoras, ao integrar gestão de rede, auditoria, regulação e controle de demandas em uma única camada operacional, capaz de suportar decisões estratégicas e ampliar a eficiência em ambientes regulatórios cada vez mais complexos.

Após crescer 85% no último ano, a healthtech projeta dobrar de tamanho em 2026, impulsionada pela expansão do portfólio e pela adoção crescente de suas soluções. Na prática, a plataforma já impacta mais de 10 milhões de beneficiários, contribuindo para a escalabilidade, redução de retrabalho, mitigação de riscos regulatórios e maior controle sobre indicadores-chave de desempenho.

À frente da companhia, está a Fundadora e CEO da Safee, Fernanda Klava, empresária com mais de duas décadas de atuação em seguros e operações críticas na saúde suplementar, coloca em prática a sua vivência em áreas onde ineficiências operacionais geram impacto direto em custos, riscos regulatórios e previsibilidade financeira. “A operação sempre foi o ponto mais sensível das operadoras de saúde, mas por muito tempo permaneceu apoiada em processos manuais e pouco integrados. A Safee surgiu para mudar essa lógica, com foco em eficiência, governança e decisões mais estratégicas”, afirma.

O crescimento acelerado da empresa é sustentado por uma estrutura de gestão pensada para escalar com responsabilidade. Para Paulo Neto, diretor financeiro e administrativo da Safee, disciplina operacional e previsibilidade são elementos centrais para sustentar a expansão. “Crescer rápido só é positivo quando há controle, processos bem definidos e previsibilidade financeira. Desde o início, a estrutura foi pensada para escalar de forma sustentável, mantendo governança e solidez mesmo em ciclos de forte crescimento”, destaca.

Já a execução da estratégia no dia a dia dos clientes, está sob a liderança de Claudia Akamine, diretora de Operações (COO) da Safee. À frente do time técnico e de projetos, ela é responsável por transformar planejamento, tecnologia e processos em resultados concretos na operação das operadoras. “Nosso foco é garantir que tudo o que é estruturado estrategicamente se traduza em soluções que realmente funcionem na prática, respeitando a complexidade do setor e a rotina dos times. É na execução que a tecnologia gera valor real para o negócio”, completa.

Com o uso de automação, analytics e inteligência artificial, a plataforma estrutura fluxos, garante rastreabilidade de ponta a ponta e transforma dados operacionais em inteligência de negócio. Mais do que digitalizar processos, a proposta é permitir que as operadoras ganhem escala de forma sustentável, suportando crescimento exponencial da operação sem a necessidade de aumento proporcional de equipes, ao mesmo tempo em que mantêm controle, governança e aderência regulatória.

Ao organizar o “coração da operação” das operadoras de saúde, a Safee aposta em eficiência operacional, governança e inteligência de dados como pilares para a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços entregues à todo o ecossistema.

Inovação contínua e próximos passos

Desde 2019, a Safee vem evoluindo sua plataforma para gestão, automatizando rotinas e padronizando processos, com ganhos consistentes de eficiência para as operadoras. Entre 2023 e 2024, a empresa se consolidou como parceira estratégica em conformidade regulatória, uso de dados e fortalecimento da governança operacional, com impacto direto na previsibilidade financeira de grandes operadoras e seguradoras de saúde no país.”

Em 2025, além do prêmio, a Safee lançou um novo módulo de Gestão de Demandas, criado a partir de uma dor recorrente do mercado: a dificuldade em controlar, mensurar e dar visibilidade ao volume real de solicitações recebidas pelas áreas internas de qualquer operação. Com inteligência artificial e automação como pilares, a healthtech já aplica machine learning em previsão de fraudes, otimização de fluxos, recomendações inteligentes de rede e análises preditivas de comportamento, sempre com foco em antecipar riscos, reduzir desperdícios e apoiar decisões mais rápidas e assertivas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: