MEI que não se regularizar até segunda-feira, 22 de janeiro, poderá ser suspenso

agenciaweber

agenciaweber

SÃO PAULO – Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 22 de janeiro (próxima segunda-feira) para regularizar sua situação com a Receita Federal. Caso contrário, poderão ter o CNPJ suspenso.

Correm o risco de perder o registro aqueles empreendedores que não fizeram nenhum pagamento dos tributos nos três últimos anos e que estão com as Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN-SIMEI) atrasadas.

Para evitar o cancelamento, o MEI deverá quitar alguns dos pagamentos pendentes entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 ou entregar ao menos uma das declarações anuais referentes a 2015 ou 2016, segundo informações do Sebrae. Para se regularizar, o microempreendedor pode solicitar o parcelamento dos seus débitos em até 60 meses.  

Caso o MEI não efetue nenhum pagamento e tenha de fato seu CNPJ suspenso, a situação não poderá ser revertida e os débitos da empresa passarão para o CPF vinculado a ela. Caso queira continuar a atuar como MEI, o empreendedor deverá tirar um novo CNPJ.

A lista dos CNPJs passíveis de serem suspensos está disponível no Portal do Empreendedor.
 


NOTA
A matéria acima foi amplamente divulgada na Exame, desta sexta-feira (19), mas não é de hoje que o BdC vem alertando os vendedores que orientaram seus clientes a abrir um MEI, com o objetivo – exclusivamente – de contratar um plano de saúde. 

A Receita, conforme alerta a matéria, fará um pente fino nos cadastros e aquelas empresas que não estiverem regularizadas serão suspensas e, consequentemente, perderão o direito a manutenção do plano de saúde, cuja elegibilidae está legalmente vinculada ao registro no projeto do Micro Empresário Individual – MEI.

Ainda há tempo, mas é somente até esta segunda-feira (22). 

Veja aqui a Resolução Normativa 432  da ANS de 27 de dezembro de 2017:

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!