Qual é o futuro da saúde suplementar no Brasil?

agenciaweber

agenciaweber

Um dos maiores mercados de saúde do mundo, o Brasil tem pela frente enormes desafios de aperfeiçoar e ampliar o sistema de atendimento a uma população com maior mobilidade social, crescente expectativa de vida, e que vem conquistando acesso a vários bens e serviços, entre os quais o seguro de saúde.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que o número de beneficiários de planos privados de saúde superou ao final do ano passado a marca de 50,8 milhões. Somente em 2014 mais de 1,2 milhão de novos usuários ingressaram no sistema.

Esse incremento eleva de forma significativa a potencial demanda sobre os serviços de saúde suplementar. Estudo realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) mostra que o crescimento de 4,1% no número de beneficiários de planos de saúde implica a necessidade de criação de 23,2 mil novos leitos, com investimentos superiores a R$ 7,3 bilhões.

Além do maior volume de usuários, houve mudanças no perfil dos pacientes, decorrentes do envelhecimento da população e da maior incidência de doenças crônicas, com aumento da complexidade dos casos, crescimento do tempo médio de permanência e consequente elevação dos custos.

Diante dessa realidade, qual é o futuro da saúde suplementar no Brasil?

Os hospitais reclamam do aumento de glosas ? que é o não pagamento dos planos de valores referentes ao serviço prestado; do prazo médio de recebimento, que ainda é muito elevado; e do aumento dos valores não recebidos. As operadoras, por sua vez, reclamam do aumento dos custos assistenciais, do excesso de exames, questionam procedimentos, o desperdício, etc.

Trata-se de uma discussão de longa data e que ainda deve permanecer por vários anos, até que os atores da cadeia entendam, de uma vez por todas, que essa briga de foices não nos levará a lugar nenhum.

Operadoras e hospitais precisam entender que, ao contrário do que o mercado retrata, não estamos em lados opostos. Ao contrário, estamos jogando no mesmo time – a saúde suplementar. O que existe é a necessidade iminente de mudanças nas relações do setor, para que a saúde privada no Brasil ganhe cada vez mais forças para crescer e se desenvolver.

Nesse sentido, não há dúvida de que o modelo de remuneração é um dos temas mais pujantes atualmente. A prática de remuneração com base no pagamento por serviço assemelha-se a um verdadeiro "cabo de guerra", causando desgaste e prejuízo para todos, inclusive para os pacientes.

Portanto, pensar no futuro da saúde nos impõe um enorme desafio: o de estabelecer uma relação mais harmônica entre hospitais e operadoras. Uma relação que permita vislumbrar um setor mais organizado na hora de buscar soluções para adversidades comuns. A falta de união entre estabelecimentos de saúde e operadoras reduz as chances de o setor conseguir reivindicar direitos e alcançar conquistas que contribuam para a redução de custos e o aumento de investimentos. Somente por meio do diálogo manteremos a sustentabilidade do setor e atenderemos às expectativas da população.

Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Anahp (Associação Brasileira de Hospitais Privados)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!