Sancionada Lei que beneficia médicos e pacientes de planos de saúde

agenciaweber

agenciaweber

Depois de ter sido aprovado em abril na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de deputados, foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira, dia 25, a Lei 13.003/2014.

Ela determina a substituição dentro de um prazo de seis meses (180 dias) de prestadores, os planos de saúde (médicos, hospitais e laboratórios) descredenciados igual ou mais de 30 dias por outros equivalentes, de forma a garantir que não haja interrupção em tratamentos.

É garantido também na Lei o reajuste periódico – tanto as pessoas físicas como jurídicas – dos honorários e procedimentos dos profissionais em até 90 dias passado da data base. Caso contrário, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ficará responsável por estabelecer o índice de reajuste. Isto dará mais estabilidade ao profissional, bem como segurança aos pacientes.

Se a Lei estabelece vantagens para o profissional, também concede ao paciente, usuário do plano de saúde. Dentre os direitos do paciente está a proibição de descredenciamento súbito, sem aviso prévio. Tanto operadora quanto prestador de serviço deverá comunicar com pelo menos 30 dias de antecedência a intenção de desligamento – para que o paciente possa prosseguir com o tratamento -, e a substituição do profissional deverá privilegiar o mesmo nível de competência.

A lei permite ainda à ANS constituir câmara técnica para análise do cumprimento do pleno das determinações. O grupo deverá ser formado de forma equilibrada, ou seja, representação proporcional de ambas as partes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!