Por Blog do Corretor | Da Redação
SÃO PAULO – Na última semana, a Brazil Health, em parceria com a SulAmérica, promoveu a 17ª edição do Seminário Corretor Expert, o qual já faz parte do calendário da BrH e reúne parceiros para discutir, além das oportunidades, a importância da sustentabilidade e combate a fraudes do setor.
Solange Moretto, superintendente comercial odonto, trouxe oportunidades da odontologia na Companhia, enquanto o também o gerente comercial Rogério Souza e sua gestora Larissa, destacaram os produtos na assessoria ao corretor.
Outro destaque entre os palestrantes foi a participação do Dr. Guilherme Pereira, superintende de auditoria e autoridade no combate às fraudes na Seguradora.
Além de Marcelo Reina, Adriana Lins, diretora comercial da SulAmérica, destacou em sua palestra a relevância de combater um tema que tem se tornado uma preocupação crescente no mercado: as fraudes nos documentos necessários para portabilidade de planos de saúde, como a carta de permanência. Em entrevista, ela detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas pela seguradora para mitigar esses problemas.
“No nosso encontro, Corretor Express, nós falamos de um tema que tem perseguido várias outras seguradoras, que é a fraude na carta de permanência no plano anterior. Quando você contrata um plano de saúde, para que nós possamos avaliar a redução ou o aproveitamento de carência, nós pedimos uma carta da operadora de onde ele vem, na qual deve constar o tempo que ele esteve por lá, se ele está adimplente etc. E para a nossa surpresa, temos visto um aumento significativo de cartas fraudadas. Já vimos casos em que a carta é de uma suposta operadora, mas com a logomarca de outra. Isto está fazendo com que o mercado esteja cada vez mais criterioso no momento da aceitação”, explicou.
Adriana destacou que a SulAmérica está investindo em soluções tecnológicas para evitar situações como essas. Um exemplo é a implementação de processos eletrônicos para a validação de dados do cliente, como já ocorre no mercado de seguros de automóveis.
“Há um esforço enorme para que trabalhemos com a confirmação de dados de forma eletrônica como temos hoje usualmente no mercado de automóvel. Nesse segmento, as seguradoras se conectam para confirmação de um bônus para saber se você, de fato, é um motorista que usa pouco, não tem uma recorrência alta de sinistro. Tudo isso de forma eletrônica, e o mercado de saúde já está se preparando para que essa confirmação de permanência do plano de onde ele está vindo realmente seja verdadeira ou não”, destacou a diretora.
Ela ainda revelou que o projeto para combater a manipulação de documentos já está avançado e deve ser implementado em breve:
“Com esse método, vamos conseguir combater essa manipulação de documentos. Esse projeto já está no forno e esperamos implantar ainda este ano para que todos nós do mercado possamos ser beneficiados”.
Outro ponto levantado por Adriana Lins foi a necessidade de conscientizar os beneficiários sobre o uso responsável do plano de saúde. Ela alertou sobre a grande quantidade de exames feitos pelos clientes que sequer têm seus resultados consultados. “Trabalhamos também pelo uso do plano de saúde de forma consciente. Ainda temos um número muito importante de pessoas que fazem exames e não vão ao menos acessar o site do laboratório para coleta do resultado. Eu penso que quanto mais nós falarmos sobre consciência, mais teremos uma saúde de toda a população muito mais saudável”, pontuou.
Por fim, a diretora enfatizou a importância de se adotar uma abordagem sustentável nas vendas e no uso dos planos de saúde. Para ela, o evento serviu como um divisor de águas para reforçar o compromisso com uma venda consultiva e consciente. “A palavra que resume esse nosso encontro é ‘sustentabilidade’, uma venda consultiva, uma venda consciente. Esta é a mensagem principal”, concluiu Adriana.
O evento ‘Corretor Expert’ promovido pela Brazil Health reforça a posição da SulAmérica como uma empresa comprometida com a integridade, a inovação e a sustentabilidade, consolidando seu papel de liderança no setor de saúde e seguros no Brasil.