O duelo entre as grandes operadoras; quem ganha e quem perde no cenário atual

Foto de Moderador

Moderador

Blog do Corretor | Da Redação

Em uma movimentação que reafirma o embate entre as duas gigantes, Amil e SulAmérica, ambas se destacaram como as operadoras de saúde que mais adicionaram novos beneficiários às suas carteiras no mês analisado, de acordo com um relatório do banco de investimentos Itaú BBA, conforme as informações do jornalista Rennan Setti, de O Globo desta quarta-feira (08).

A SulAmérica, de acordo a publicação, avançou com 93 mil novos clientes, atingindo a marca de 3,07 milhões de beneficiários, o que representou um crescimento de 3,1% em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho é ainda mais expressivo: 340 mil novas vidas conquistadas, um aumento líquido de 12,5%.

A Amil, por sua vez, registrou 80 mil novos clientes no mês, uma alta de 2,5% na base. No acumulado de 12 meses, foram 198 mil novos beneficiários, consolidando um avanço de 6,4%. Com isso, a operadora conseguiu manter a terceira posição no ranking das maiores empresas do setor, somando um total de 3,27 milhões de beneficiários.

Entretanto, os dados levantados pelo Itaú BBA mostram que a SulAmérica está diminuindo a distância em relação à Amil. Atualmente, a diferença entre as duas é de 194 mil beneficiários — uma redução significativa frente aos 336 mil registrados em maio de 2024.

Enquanto enfrenta a pressão da SulAmérica de um lado, a Amil tem avançado em mercados estratégicos, como o Rio de Janeiro. De acordo com o relatório, a operadora assumiu a liderança no estado, ultrapassando a concorrente com maior número de clientes. Analistas do banco afirmaram que:

“A Amil agora é a líder, com 13% de participação de mercado, uma alta de 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, seguida por Bradesco Saúde e SulAmérica”, registraram os especialistas do banco.

A Bradesco, que detém 12,3% de participação no Rio, ocupa a segunda posição, enquanto a SulAmérica aparece com 9,9%. Há um ano, a Bradesco tinha 12%, a Amil 11,2% e a SulAmérica 8,4%.

No cenário nacional, a liderança isolada permanece com a Hapvida, que totaliza mais de 8,7 milhões de beneficiários. Apesar disso, a operadora ganhou apenas 14 mil novos clientes em maio e perdeu 83 mil em relação ao mesmo período do ano anterior. Na vice-liderança, a Bradesco adicionou 7 mil novos beneficiários no mês e 48 mil nos últimos 12 meses. Outras movimentações incluem a Porto Seguro, que registrou 16 mil novos clientes em maio e um aumento de 140 mil no acumulado de 12 meses. A Unimed Nacional, por outro lado, perdeu 19 mil beneficiários em maio e 145 mil ao longo do ano.

De maneira geral, o setor de saúde privada continua em crescimento no Brasil. Em maio, o mercado como um todo somou 287 mil novos beneficiários, alcançando a marca de 52,6 milhões de vidas; um avanço em relação aos 51,4 milhões de um ano atrás.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: