Centro de Geriatria e Gerontologia Julia Magalhães e Programa Integrado CESA – Ciclo II, foram os dois projetos escolhidos pela Allcare para receber o apoio por meio de leis de incentivo.
Por AllCare
SÃO PAULO – Um dos maiores complexos de saúde e assistência social do Brasil, com atendimento 100% gratuito, as Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia, foram escolhidas para receber o apoio da Allcare Gestora de Saúde por meio de leis de incentivo. Dois projetos serão contemplados: a adequação do espaço de internamento do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães e o Ciclo II do Programa Integrado CESA para crianças e adolescentes e seus familiares.
Signatária do Pacto Global da ONU desde o ano passado, a Allcare vê nessa escolha, a possibilidade de atender aos objetivos do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar por proporcionar qualidade de vida para as pessoas, independente da sua faixa geracional, gerando bem-estar social e permitindo que as pessoas vivam vidas mais saudáveis, baseado em pilares como cuidado, cultura e convivência social.
Sobre a escolha da instituição, localizada em Salvador, a Superintendente de Recursos Humanos da Allcare, Vivian Spina, explica que “O objetivo foi abraçar outras regiões do Brasil onde a Allcare também atua, distribuindo melhor os recursos. Temos uma importante atuação no estado da Bahia e essa é uma forma de agradecer a população do estado e da cidade de Salvador, apoiando um projeto de tão grande relevância social”.
Fundadas em 1959, por Santa Dulce dos Pobres, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam um dos maiores complexos de saúde 100% gratuito do país, com mais de quatro milhões de procedimentos ambulatoriais por ano e três milhões de pessoas acolhidas na Bahia, anualmente.
“Na essência dos valores, missão e visão da Allcare está o cuidado com as pessoas e, portanto, todas as nossas práticas são pautadas no cuidado e bem-estar da comunidade e colaboradores. Estamos muito felizes em poder contribuir com nossa parte nessa história de tantas décadas dedicadas ao cuidado e bem-estar das pessoas”, finaliza Vivian.
Requalificação do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães
Referência no atendimento ao idoso, o Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães é a tradução fiel da luta de Santa Dulce por uma assistência integral ao público da melhor idade, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Criado em 1986, é o único complexo da Bahia a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos graves e pacientes crônicos.
O projeto prevê a adequação do espaço de internamento para o serviço de assistência, favorecendo as atividades de convivência, socialização e atendimento dos pacientes idosos, além da inclusão de novos métodos terapêuticos e de cuidado. As intervenções na estruturação vão ofertar às pessoas idosas um espaço mais adequado de convivência e socialização, acolhedor e humanizado. Atualmente, são realizados no Centro de Geriatria cerca de 60 mil atendimentos a idosos por ano.
Projeto Programa Integrado do CESA – Ciclo II
Núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA) conta com um modelo de educação que engloba do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. A unidade acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ainda acesso à arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.
Este projeto prevê acolher e integrar todos os assistidos no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), desenvolvendo gerações sustentáveis e criando novas perspectivas. A proposta busca acolher e desenvolver habilidades fundamentais à formação humana, além da capacidade cognitiva das crianças e adolescentes. Para isso, segue estruturada em um amplo programa de intervenção que ofertará aos assistidos: suporte psicossocial, individual e grupal, para crianças e adolescentes e seus familiares; oficinas integrativas de cerâmica, tecelagem e pedagógicas, como também as experiências e práticas em educação ambiental.