“Assembleia secreta” do Sincor-RJ foi vazada para um grupo de associados horas antes

Foto de Moderador

Moderador

“Uma convocação feita em jornal de baixa circulação e nenhuma divulgação por meios eletrônicos, foi o caminho escolhido pela diretoria do SINCOR RJ para garantir que as alterações estatutárias e convocação para eleição antecipada da diretoria fossem feitas sem conhecimento dos associados”, afirma o diretor da AECOR-RJ, Amilcar Vianna

Por AECOR-RJ

“A Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta terça-feira, 26 de novembro, é a repetição de uma prática que julgávamos já estar afastada, destaca o diretor da AECOR-RJ, Amilcar Vianna, acrescentando:

_ “A estratégia da diretoria era, mais uma vez, realizar uma “AGE secreta”, sem a presença dos associados. A mesma forma usada para aprovação de contas há vários anos onde os diretores aprovam as próprias contas sem a presença de nenhum associado”, alerta o dirigente.

O jabuti – O argumento apresentado pela diretoria é que a AGE foi convocada para adequação às exigências da CNC e da Fenacor. “Mas o que os poucos associados presentes, que souberam um dia antes da Assembleia através de um grupo de whatsapp, receberam em assembleias foram muitas alterações inexplicáveis como, por exemplo, aumentar o número de diretores de 6 para 9; criar voto secreto para aprovação das contas da diretoria; instituir benefício vitalício de seguro de vida para todos os ex-diretores, mesmo depois do mandato”, pontuou o diretor da AECOR-RJ.

“A premissa usada como pano de fundo de que a AGE foi convocada para cumprir normas da CNC e da Fenacor também não é verdadeira.  O que os órgãos de representação exigiam era apenas o estabelecimento da votação eletrônica, sendo que a empresa que irá conduzir as eleições já foi até escolhida pela diretoria atual”, explica Amilcar Vianna.

Avanços x recuos – Cerca de 20 associados compareceram à Assembleia e permaneceram por cerca de sete horas ininterruptas numa verdadeira batalha para derrubar propostas esdrúxulas e propor alternativas razoáveis e necessárias, tais como: as convocações devem ser amplamente divulgadas, feitas por meio eletrônico e pela Revista Previdência & Seguros, publicação do Sincor-RJ, para a realização das AGEs; Redução do  período mínimo de exercício da profissão de corretor de seguros de 5 para 3 anos para que possa se candidatar a integrar a diretoria do Sincor-RJ e redução do  prazo para poder votar na direção do Sindicato de 18 meses de contribuição para 6 meses.

Lideranças presentes – Sonia Marra, presidente do Clube Vida em Grupo – RJ (CVG-RJ), esteve presente na AGE e presenciou a manutenção da cláusula que impede corretores de Vida, cadastrados na Susep, de participar da diretoria do Sincor-RJ. “Esta cláusula merece ser revista. Há novos corretores de vida entrantes no mercado e muito bem preparados. Certamente, contribuíriam na direção do nosso sindicato”, comentou a líder do CVG-RJ.

Fátima Monteiro, presidente do Clube dos Corretores de Seguros-RJ (CCS-RJ), foi mais uma presença descontente com a situação. “A AGE publicada, sem a ampla divulgação necessária para alterar o Estatuto e o Regimento Eleitoral, e, antecipando as eleições para 27/01/26, foi inábil. Por isso, vários corretores sindicalizados não puderam fazer valer a sua opinião para que constasse na ata da AGE. Infelizmente, essa prática vem sendo aplicada há anos e tem meu total repúdio”, concluiu a presidente do CCS-RJ.

Alerta – Jayme Torres, o combativo corretor e dirigente da AECOR-RJ, afirma que “quem divulgou a notícia de que haveria uma “AGE secreta” da diretoria do Sincor-RJ, horas antes dela ser realizada, prestou um grande serviço aos corretores do Rio de Janeiro. Esperamos que as próximas Assembleias e, até mesmo as eleições, sejam comunicadas de forma adequada e com bastante antecedência para que os associados possam participar de forma efetiva”.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: