Selecionada pela Athena Saúde, Platform Builders desenvolveu projeto de observabilidade que unifica mais de 411 aplicações e reduz o tempo de reparo em sistemas críticos para apenas 30 minutos, garantindo 350 milhões de requisições mensais sem interrupções.
Por Athena Saúde
SÃO PAULO – A Athena Saúde, terceira maior empresa de medicina de grupo do Brasil, alcançou 96,21% de disponibilidade em seus sistemas críticos após implementar uma avançada jornada de observabilidade, estruturada pela Platform Builders, empresa especializada na criação de plataformas digitais para grandes corporações.
A iniciativa consolidou-se como um dos pilares da transformação da Athena Saúde, trazendo clareza, rastreabilidade e controle em tempo real sobre suas operações. O projeto permitiu a unificação da visibilidade de mais de 411 aplicações, 36 servidores, 1.009 containers e 10 bancos de dados, com média de 350 milhões de requisições mensais. Entre os resultados, destaca-se também a redução do tempo médio para reparo (MTTR), para no máximo 30 minutos.
Mais que monitoramento, a observabilidade ativa — implementada em parceria com a Platform Builders, que desenhou e executou toda a arquitetura do projeto — oferece uma visão integrada do ambiente de TI da empresa, correlacionando dados de infraestrutura, aplicações e negócios. Essa prática permite antecipar falhas, proteger a experiência no atendimento aos pacientes e reduzir custos recorrentes.
“Foi um grande ganho para a Athena Saúde avançar com este projeto preditivo, contando com a parceria da Platform Builders. Além do monitoramento 24 horas, realizamos diariamente uma checagem completa de todas as aplicações e da infraestrutura. Caso seja identificada alguma questão, agimos rapidamente, sem impacto ao nosso cliente final”, afirma Antonio Vanderlei Soares, CIO da Athena Saúde.
A estratégia reduziu a complexidade típica de ambientes tecnológicos heterogêneos, caracterizados por sistemas legados e fornecedores com maturidades distintas. A solução também garante conformidade regulatória, segurança operacional e redução de custos, além de abrir caminho para a adoção de tecnologias emergentes baseadas em inteligência artificial.
No setor de saúde, onde a continuidade operacional é crítica, a adoção da observabilidade de forma estratégica gera ganhos diretos em eficiência e redução de custos. “Construímos um ecossistema inteligente e proativo, com capacidade para reagir a incidentes e evoluir continuamente com base em dados estruturados, conectando tecnologias emergentes aos objetivos de negócio da Athena Saúde”, afirma Adilson Cavati, CRO da Platform Builders.
Um dos destaques do projeto foi a criação do Hub de Integração de Saúde, desenvolvido também pela Platform Builders para integrar novas empresas ao ecossistema da Athena de forma rápida, segura e padronizada. Baseado em eventos assíncronos e APIs corporativas únicas, o Hub viabilizou a integração de novas unidades em menos de dois meses, com ganhos em velocidade, escalabilidade e compliance.
Transformação baseada em dados
O projeto da Athena teve início a partir de um modelo de sustentação técnica 24×7 já existente, que permitia identificar falhas com agilidade e medir métricas como tempo médio para confirmação (MTTA, Mean Time to Acknowledge) e tempo médio para reparo (MTTR, Mean Time to Repair). Com o sucesso dessa fase, a Athena decidiu expandir o modelo, adotando uma abordagem de observabilidade completa.
A primeira etapa envolveu o mapeamento detalhado do ambiente, diagnóstico das ferramentas existentes e definição de ativos críticos. Em seguida, foram estabelecidos padrões e boas práticas, com a adoção de uma plataforma central como núcleo da operação, permitindo integração entre diferentes tecnologias e visão unificada em tempo real.
Com a implementação de painéis customizados e alertas inteligentes, o escalonamento de incidentes tornou-se mais eficiente. Já a disseminação e a governança ampliaram a visibilidade dos indicadores, fortalecendo a cultura de dados e promovendo a atuação proativa das equipes técnicas e de negócio.
“A observabilidade não é apenas tecnologia; é transformação operacional. Hoje, a Athena tem clareza, rastreabilidade e controle sobre toda sua operação, criando um modelo mais previsível, eficiente e conectado”, reforça Adilson Cavati, CRO da Platform Builders.