Benefícios do Open Banking

agenciaweber

agenciaweber

Nas últimas semanas o que mais temos ouvido nos noticiários é o termo Open Banking, que já chegou a ser alterado para Open Finance, pelo Banco Central. Mas afinal, que benefícios ele trará aos brasileiros? O Open Banking tem por objetivo tornar o sistema financeiro nacional mais eficiente e promover a democratização desses serviços por meio da tecnologia.

Neste mês de julho iniciaria a nova etapa do sistema financeiro aberto, mas o BC adiou para agosto, uma vez que a segunda fase teria como principal premissa o aumento da segurança e da proteção de dados dos clientes. Com esse sistema, cada pessoa poderá autorizar o compartilhamento de seus dados com outras instituições, o que contribuirá com o aumento da competitividade entre os bancos e, com eles, a melhor oferta de produtos e serviços.

A segunda fase, segundo o BC, promete dar aos clientes a possibilidade de autorizar o compartilhamento de seus cadastros e de informações sobre suas transações financeiras relacionadas a contas, cartão de crédito e até operações com outros bancos.

De acordo com o Rafael Stark, CEO da Stark Bank, o Open Banking tende a acabar com a regra de que os bons pagadores pagam pelos maus. E, consequentemente, conceder ou não o crédito será uma decisão baseada em dados, tendo assim ofertas mais assertivas, além de trazer alguns outros benefícios para os brasileiros, como menores taxas; serviços bancários cada vez melhor; maior segurança de informações pessoais e melhor experiência para o usuário.

A Stark Bank nasceu totalmente preparada para essa realidade e é a fintech b2b líder em open banking no Brasil, além de também ter sido a pioneira no desenvolvimento de uma API bancária. Caso o tema seja do seu interesse, o Rafael Stark está à disposição para conversar sobre o assunto, perspectivas, expectativas e muito mais.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!