Câmara de Saúde Suplementar realiza primeira reunião de 2019

agenciaweber

agenciaweber

Encontro aconteceu nesta terça-feira (02/04), no Rio de Janeiro, e contou com 64 participantes

Enviado pela Gerência de Comunicação Social da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu nesta terça-feira (02/04) a 97ª reunião da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), a primeira edição de 2019. Os diretores Leandro Fonseca, Simone Freire, Rodrigo Aguiar, Rogério Scarabel e Paulo Rebello conduziram o encontro e deram as boas-vindas aos novos membros que farão parte do fórum no biênio 2019-2020. Ao todo, 64 pessoas, entre titulares, suplentes e ouvintes participaram da reunião.

Confira a Portaria que detalha os novos membros da Câmara.

Na seção de informes, o diretor-presidente substituto, Leandro Fonseca, deu conhecimento sobre duas consultas públicas que estão em andamento – Agenda Regulatória e Processo Regulatório – e sobre recente audiência pública que tratou do relacionamento e contratualização entre operadoras de planos de saúde e prestadores.

Dando início às apresentações e debates, a gerente de Planejamento, Mirella Amorim, explicou em mais detalhes a consulta pública que definirá o texto da Agenda Regulatória 2019-2021. Mirella destacou que o período de contribuições ainda está aberto (até o dia 05/04) e esclareceu aos presentes quais são as etapas seguintes ao fechamento das contribuições. A Agenda Regulatória é um instrumento de planejamento que agrega o conjunto de temas estratégicos e prioritários, necessários para o equilíbrio do setor, que são objeto da atuação da ANS. Veja mais detalhes da consulta pública e dos temas em discussão aqui.

Na sequência, o diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial, Daniel Pereira, falou sobre agendas recentes realizadas pela área – o Fórum ANS sobre Qualidade na Atenção à Saúde, a 4ª reunião da Câmara Técnica de Contratualização (Catec), realizada no dia 21/03, e a audiência pública que tratou deste mesmo assunto, realizada no dia 21/03. O diretor-adjunto destacou os temas que foram abordados no Fórum: o lançamento do Guia para Implementação dos Modelos de Remuneração Baseados em Valor; o Programa de Certificação de Boas Práticas de Atenção à Saúde, com destaque para o Projeto de Atenção Primária à Saúde (APS); e resultados alcançados pelos projeto OncoRede e Parto Adequado. Confira aqui mais informações.

O item seguinte foi apresentado pelo diretor-adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras, Cesar Serra, que falou sobre a consulta pública que trata do Capital Regulatório. Serra deu um panorama de como evoluiu a regulação econômico-financeira e o processo de modernização regulatória do setor que vem sendo promovido pela ANS. O prazo para contribuições a esta consulta pública também encerra na sexta-feira (05/04). Saiba mais.

Em seguida, o representante da Associação Médica Brasileira, Carlos Alfredo Lobo Jasmin, falou sobre o processo de atualização do Rol de Procedimentos. Ele manifestou a preocupação da entidade com os custos relacionados à avaliação do impacto econômico-financeiro – informação exigida para justificar os pedidos de inclusão de novas tecnologias no Rol. Os participantes debateram também as melhorias trazidas pela normativa que estabelece fluxos e etapas para a revisão periódica do Rol, implementada em dezembro do ano passado. Em seguida, Alessandro de Toledo, da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab), apresentou o Programa de Incentivo à Capacitação dos Profissionais da Saúde Suplementar e fez um panorama sobre as principais demandas na Justiça. Finalizando a reunião, Sidney Rosa, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) falou sobre causas, impactos e propostas de interface do órgão para reduzir a judicialização no setor.

A reunião foi transmitida pelo Periscope, dando total transparência às discussões para toda a sociedade. Interessados em rever o encontro podem acessar aqui.

Confira as apresentações realizadas na 97ª CAMSS.

Saiba mais sobre a CAMSS.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!