Clínicas médicas pagam mais impostos do que deveriam

Foto de Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | Artigo

Você sabia que clínicas médicas e odontológicas que realizam exames e cirurgias podem ter direito a uma tributação mais vantajosa, pagando menos impostos de forma totalmente legal?

E não só elas: qualquer empresa médica que faça procedimentos, exames e cirurgias, mesmo que em ambiente de terceiros, como hospitais e locais terceirizados, podem ter esse mesmo benefício.

No regime do Lucro Presumido, empresas prestadoras de serviços em geral costumam recolher o IRPJ e a CSLL sobre uma base de cálculo de 32%. No entanto, empresas médicas que oferecem serviços considerados “hospitalares” podem aplicar percentuais menores: 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL.

Mas o que são, afinal, esses “serviços hospitalares”?

De acordo com a jurisprudência, são os que envolvem atividades voltadas diretamente à promoção da saúde, com estrutura adequada para atendimentos, realização de exames, procedimentos cirúrgicos e outros cuidados médicos. Grosso modo, é qualquer serviço ou intervenção que não seja uma simples consulta médica.

No entanto, o benefício não é automático, mas são necessários alguns requisitos, sobretudo – mas não exclusivamente – a observância às normas da vigilância sanitária no local de prestação do serviço.

Novamente, consultórios que realizam apenas consultas simples não se enquadram nessa categoria. Já clínicas mais estruturadas — como centros oftalmológicos ou cardiológicos por exemplo — e empresas e CNPJs que prestam serviços nesses locais podem, sim, ser consideradas prestadoras de serviços hospitalares, desde que atendam aos requisitos legais.

A economia é muito significativa, ultrapassando os 70% em relação ao pagamento habitual.

Menos impostos significam mais recursos para reinvestir, melhorar os serviços e aumentar a competitividade no mercado e até alcançar os resultados esperados com mais eficiência.

Infelizmente, muitas clínicas ainda pagam mais tributos do que o necessário simplesmente por falta de informação ou de uma orientação adequada.

Se você atua na área da saúde e acredita que sua clínica pode se encaixar nesse perfil, é hora de buscar ajuda especializada.

Fale com um advogado tributarista e descubra como reduzir sua carga tributária com segurança jurídica e economia real.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados – www.lbmadvogados.com.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: