Coração de Vendedor

agenciaweber

agenciaweber

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma assassina silenciosa (“silent Killer”) pois o paciente pode estar sem queixas e, ainda assim, ela ser a responsável direta ou indireta por sua morte.

Em 2001 a HAS contribuiu para a 7,6 milhões de mortes no mundo, sendo 54% por Acidente Vascular Encefálico (“derrame cerebral”) e 47% por Infarto no coração, principalmente em pessoas entre 45 e 69 anos.

Por apresentar alta taxa de mortalidade e sendo encontrada em aproximadamente 1/3 da população brasileira, a HAS é considerada um dos fatores de risco modificáveis mais importantes para a saúde pública.

O que é a HAS ?

O aumento da pressão arterial acima do valor de 140×90 mmHg.

Principais Fatores de Risco:

• Idade – A chance de desenvolver HAS é maior a medida que envelhecemos, sendo encontrada em mais de 60% das pessoas acima de 65 anos.

• Gênero – Homens e mulheres apresentam taxas semelhantes de HAS porém até os 50 anos os homens tem mais hipertensão e após esta idade as mulheres são mais hipertensas.

• Etnia – Em relação à cor da pele, a HAS é duas vezes mais frequente em indivíduos de cor não-branca.

• Excesso de peso e obesidade – O excesso de peso desde idades jovens está associada a HAS, assim como a como a obesidade central em adultos.

• Ingestão de sal – Existe uma correlação importante entre a ingestão excessiva de sódio, presente na alimentação brasileira, e a hipertensão.

Em contrapartida, populações com dieta pobre em sal, como os índios brasileiros Yanomami, não foram encontrados casos de HAS.

• Ingestão de álcool – A ingestão de álcool por períodos prolongados de tempo pode promover a HAS e a mortalidade cardiovascular em geral.

• Sedentarismo – Atividade física reduz a incidência de HAS, mesmo em indivíduos pré-hipertensos, bem como a mortalidade e o risco de Infarto no coração ou “derrame cerebral”.

• Outros fatores de risco – É importante considerar a predisposição genética e os fatores ambientais, que podem ocasionar a HAS em famílias com estilo de vida pouco saudável.

Por: Dr. Leandro Romani de Oliveira

Para ler a matéria completa:

http://saudegeia.com.br/conheca/hipertensao-arterial-sistemica/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!