Idecor é o indicador da CGU que mede o desempenho e a execução da atividade correcional no âmbito do Poder Executivo Federal
Por Susep
RIO DE JANEIRO – A Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi classificada no grupo 2 do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (Idecor), ferramenta criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Portaria Normativa CGU nº 181, de 31 de outubro de 2024, para pontuar e classificar a atuação das unidades correcionais no âmbito do Poder Executivo Federal. O grupo 2 engloba os órgãos e entidades que obtiveram a segunda melhor avaliação, com notas entre 7,0 e 9,0.
.
De acordo com a CGU, o índice visa, especialmente, constituir um método de avaliação da performance das Unidades Setoriais de Correição – USCs integrantes do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – SisCor, por faixas de pontuação, organizadas em um total de cinco grupos.
Para determinar a pontuação, o Idecor utiliza diversos indicadores, como, por exemplo, previsão formal da unidade de correição na estrutura da instituição; o grau de transparência das ações de correição, o tempo médio dos procedimentos investigativos e dos processos correcionais; o percentual de efetividade dos processos correcionais; dentre outros.
Para o corregedor da Susep, José Antonio Meyer, o resultado obtido pela autarquia deve ser enaltecido, especialmente diante da falta de servidores. “A classificação da Susep no segundo grupo melhor avaliado é um importante resultado para a instituição e é fruto da dedicação e do comprometimento da equipe que se esforça diariamente para garantir a lisura e a efetividade dos processos correicionais. É importante ressaltar que, mesmo com uma equipe pequena, a corregedoria da Susep tem alcançado bons resultados e continuará, cada vez mais, aprimorando sua atuação”.
Alessandro Octaviani, Superintendente da Susep, também destacou o resultado alcançado no Idecor. “Sabemos que a atuação correicional é muito importante para garantir a credibilidade de uma instituição e a classificação alcançada pela nossa corregedoria perante a CGU é resultado do trabalho sério, dedicado e de excelência que vem sendo realizado, nos últimos anos, pelo nosso corregedor, José Meyer, e pela sua equipe.
Ao todo, 169 unidades correicionais do Poder Executivo Federal foram analisadas, de acordo com o resultado divulgado no site do Idecor.