Corretor denuncia sistema de implantação das corretoras, “Criaram uma coleira eletrônica”

Moderador

Moderador

Após o “Caso Affinity”, o Blog do Corretor recebeu e continua a receber uma série de denúncias envolvendo empresas do setor, sejam corretoras, operadoras ou administradoras. Conforme revelamos no episódio do PodSim da segunda-feira (21), o Blog, atendendo aos apelos dos corretores, retomará sua pauta original, mantendo uma linha mais crítica, mais denuncista.

Enquanto aguardamos uma resposta da operadora que promoveu uma Dança das Cadeiras no primeiro escalão de sua diretoria em sua majestosa sede na Frei Caneca, começamos hoje com um caso que não chega a ser um escândalo, mas que merece um olhar cuidadoso.

De acordo com nossa fonte, muitos corretores estão enfrentando “enormes problemas” com algumas corretoras, que, sob o pretexto de comodidade, se oferecem para cadastrar as propostas em nome dos corretores, supostamente para dar suporte aos leigos em tecnologia.

Até aí, tudo bem!

O problema é que, por trás desse gesto quase beneditino, há, segundo o corretor, o que ele chamou de “pegadinha”. Junto à boníssima ação dessas corretoras, vem a exigência do envio de seu login e senha para cadastro.

“Por gentileza, não esquecer de enviar o checklist de preenchimento juntamente com todas as documentações necessárias para a emissão de suas propostas, seja pelo WhatsApp ou por e-mail. Esta prática facilita o processo e contribui para que as emissões sejam realizadas de forma expressa. Estou enviando o checklist abaixo e peço a colaboração para não se esquecer de ANOTAR TODAS AS SENHAS de forma precisa. Isso é obrigação do corretor. Agradeço a compreensão e cooperação de todos. Obs.: Para facilitar, estou deixando fixado aqui!”

E segue com o checklist.

Nossa fonte, além de questionar o fato de a corretora possuir um acesso master e, portanto, não necessitar da senha do corretor, destaca que este não tem conhecimento sobre o que está sendo comercializado. Entretanto, assume à sua revelia tudo o que está inserido no sistema, como documentos, informações etc. Na esteira de suas preocupações, nosso informante revela ainda que grandes corretoras do baronato paulistano, segundo ele, ofereceriam uma espécie de apoio para ajudar com a emissão de comprovante de endereço, cartas de permanência e carteirinhas. O que não significa necessariamente que a intenção das grandes corretoras não seja outra, senão ajudar o corretor no processo de implantação. Parece óbvio.

Contudo, nossa fonte sugere que o que está por trás de tanta benevolência é mesmo manter as vendas do corretor em um determinado código, o que este missivista entende como uma atitude legítima das corretoras. Nossa fonte, porém, não se convence. “Ao invés de as corretoras ensinarem os vendedores como cadastrar as vendas no sistema, criam gigantes backoffices que cadastram as vendas em nome dos corretores, podem manipular documentos, podem adicionar, podem remover, tudo isso utilizando a senha de terceiros com a possibilidade de cometer fraude em nome do corretor”, ressalta.

Revoltado com a política de implantação, nossa fonte prossegue: “Os corretores que entregam seus códigos de acesso se tornam escravos dessas corretoras, pois elas ficam de posse de todo o histórico e ainda podem monitorar as vendas do corretor e se estão sendo entregues em outras plataformas”, disse inconformado perante os argumentos deste missivista.

Entendemos que isto é consequência do mundo digital em que vivemos e que, portanto, tornou a vida mais transparente, em que pese o seu efeito colateral.

Mas a nossa fonte não se conforma: “Sistemas que vieram para zerar o uso do papel e facilitar a vida do corretor, se transformaram em cóleras eletrônicas”, refutou.

Para finalizar seu colar de críticas, nossa fonte levantou a suspeita de que haveria corretores que estariam com o código suspenso por conta de supostas fraudes em processos de venda que, segundo ele, nunca cometeram.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

10 comentários em “Corretor denuncia sistema de implantação das corretoras, “Criaram uma coleira eletrônica””

  1. Caríssimo, não tenho palavras para agraceder por esta matéria.
    Não me sinto aprisionado, mas ultrajado.
    É verdade e real a matéria. Não consigo entender, porque neste Brazil que vivo, sou obrigado a compartilhar todas as minhas senhas de acesso, com pessoas que nunca vi, sob o pretexto de serem mais “confiáveis” nas emissões das minhas propostas. As senhas e acessos JAMAIS deveriam ser compartilhadas. Além da falta de respeito, configura fraude processual, uma vez que é ou deveria ser secreta.
    Várias corretoras aqui de Osasco e Centro oferecem a emissão das propostas como um atrativo e em todas as corretoras, pedem o acesso. Eu não quero em nenhum momento julgar, mas que fique aqui meu registro: quem pode falar de corrupção, ou de desonestidade, se exigem de nós corretores transparência, ética e sequestram nossos logins e senhas?

  2. Um absurdo, jamais pensei nisso
    mas, entreguei minhas senhas e logins
    vou ligar agora mesmo para a minha super e mudar as senhas
    genti do céu, onde vamos parar
    #VERGONHAALHEIA

  3. Cris Pipokinha

    Nunca vi, nem sei se existe, não passo minha senha nem pra minha sombra, ridículo.
    Mannnu você checou isso antes de publicar.
    Não te pedirei nomes, mas de verdade, peço para que diga se é uma dor de cotovelo de uma lunática(o) ou se realmente teve provas, porque é muito sério mesmo!

  4. Delgado Anna

    SUA AUDIÊNCIA É INSTANTANEAMENTE SABOROSA
    como posso dizer? você é um luxxu de lindu
    Estou recebendo, agora, no nosso grupo de corretores, uma mensagem: não compartilhem seus logins e senhas e os que fizerem, serão responsabilizados.

  5. Mister Lajota na área!
    Tão comum e novo quanto a votação em SP para prefeito.
    Mesmo com todas as acusações e provas o povo sai de casa, na chuva, para eleger mais um, do mesmo, de novo.
    Todas as operadoras sabem. Aqui onde trabalho, existe inclusive um padrão, todos os corretores tem a mesma senha e emitimos o estudo em nome da nossa supervisora pelo fato de nem todos termos códigos. A Amil sabe, chegamos a dizer isso inclusive no treinamento que recebemos, mas dizem que alguns de nós não podem mais vender por estarem em uma backlist (ua espécie de lista). Bora bora, vamos que vamos!

  6. Chantecler um pseudo nome

    Eu me sinto humilhada e perdida nesse mercado. Nunca trabalhei em nenhuma outra corretora e sempre fui honesta. Todas as minhas senhas são compartilhadas e mesmo depois de vários questionamentos, nunca mudaram. Eu não quero expor ninguém, mas se mais alguém que está aqui em Diadema e região concordar comigo, é uma prática super comum. Até o meu e-mail cadastrado na AMIL é outro, para que a nossa apoio receba o token Amil e entre no site. Todos sabem e convivem.

  7. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Pending Moderation”. Motivo: Filtro humano de spam encontrado “seu blog” em “comment_content” ##
    ODEIO. Eu leio seu blog só para que não digam que nado contra a maré.
    O senhor escreve, mas não coloca nomes. Não cita a fonte, nem os envolvidos.
    Um dia, tenho a impressão de que lerei mensagens como: Marcianos chegam na Bahia e provocam alvoroço no carnaval. Dê os nomes esquerdista!

  8. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Pending Moderation”. Motivo: Comments Cooldown Triggered ##
    Atire a primeira pedra quem nunca.
    TODAS as corretoras pedem nossos logins e senhas.
    Na MAIOR DE TODAS, chegam a emitir inclusive propostas de equipes em um cpf só. Eu não me importo, pq nunca ganharia mesmo nada, nem um passeio de cart, nem um squizi, mas que é real heheheeh dqando risada pq é o melhor remédio… minha supervisao me adianta o $ do swile e a venda entra pra prima dela e ainda ganho um % a mais… tá certo isso? tá, porque não to entre os 30, nem os 300 e nem os 3000 maiores e ao mesmo tempo eu ganho um extrinha sem risco pois sei que são da idoniades e pagam certo. sempre sempre

  9. ## Comment SPAM Protection: Shield Security marked this comment as “Pending Moderation”. Motivo: Filtro humano de spam encontrado “whatsapp” em “comment_content” ##
    É O MÁXIMO DA MAESTRIA:
    Bom dia parceiros!!!
    Tudo bem?
    Por gentileza, não esquecer de enviar o checklist preenchido juntamente com todas as documentações necessárias para a emissão das suas propostas, seja pelo Whatsapp ou pelo e-mail. Esta prática facilita o processo e contribui para que as emissões sejam realizadas de forma expressa.
    Estou enviando o checklist abaixo e peço a colaboração para não se esquecer de ANOTAR TODAS AS SENHAS de forma precisa. Isso é obrigação do corretor.
    Agradeço pela compreensão e cooperação.
    Obs: Para facilitar estou deixando fixado aqui!
    Peço a compreensão e colaboração de todos. 🙏🏻

    Ou o senhor é meu colega aqui na corretora ou elas são uma espécie de filiais do mal ou é muito bem informado. Quem és tudo nobre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!