De Olho na “C”

agenciaweber

agenciaweber

A Aon Affinity foi pioneira em seguros massificados e de afinidades. Sob o comando de José Carlos Macedo, o grupo atua há 12 anos no desenvolvimento de produtos e serviços de baixo custo para bancos de dados superiores a 100 mil nomes. Nesta entrevista, ele revela as principais práticas desse segmento que deve crescer a passos largos no Brasil com o aumento da classe C.

Valor: Qual a diferença entre massificados e afinidades?

José Carlos Macedo : O massificado tem três características básicas: fácil de fazer – é um seguro de fácil contratação; fácil de pagar – mais barato que o individual; e fácil de usar. Para acionar o seguro basta ligar para a central de atendimento. É menos burocrático que os tradicionais. Além disso, dão a possibilidade de trabalhar os diversos ramos de seguros, como vida, residência, acidente pessoais, desemprego, entre outros. Seguros massificados atendem aos consumidores de companhias de serviços públicos e de lojas de varejo.

Valor: E o de afinidades?

Macedo : O seguro para afinidades é a elaboração de um determinado produto ou serviço para um grupo com interesses comuns como associados de uma entidade, torcedores de clubes, entre outros tipos de associações. O seguro para pets desenvolvido pela Aon Affinity é um exemplo de afinidades. Esse nicho serve para atender grupos a partir de 50 mil pessoas.

Valor: A partir de que qual número de é viável desenhar um programa de massificados?

Macedo : A partir de 500 mil clientes é possível desenvolver um bom programa, porém, cada caso deve ser estudado para uma avaliação criteriosa.

Valor: Qual o papel do corretor, da seguradora e do cliente no programa de massificados?

Macedo : A corretora é responsável pela captação, planejamento, desenvolvimento, implementação e gestão de negócios massificados e programas de afinidades. Nossa relação é B2B2C (Business to Business to Consumer), envolvendo uma equipe capacitada e especializada para a viabilização do negócio.

Valor: Especificamente, o que os parceiros fazem?

Macedo : São os estipulantes da apólice, fornecem a base de clientes, disponibilizam os canais de comunicação com o cliente para possibilitar que a corretora divulgue e venda os seguros, bem como fazem uma cessão de utilização da marca e de cobrança do prêmio.

Valor: E a corretora?

Macedo : A corretora trabalha a base de dados fornecida pelo cliente, abre o canal de vendas de seguros com a gestão integral do projeto. Também cabe à corretora negociar com as seguradoras, fazer o atendimento ao segurado, desenvolver e planejar as ações, como dar garantia de execução dos fluxos de cobrança e conciliação junto à seguradora.

Valor: E as seguradoras?

Macedo : Elas ficam com a precificação dos produtos, investimento e a regulação de sinistros.

Valor: Qual o prazo médio para o programa se tornar rentável?

Macedo : Tomamos como base a metade do tempo de contrato para que resultados apareçam e os parceiros tenham rentabilidade. (DB)

Fonte: Valor

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!