Empresário, evangelista, cursando teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, com um irmão formado em marketing e gestor da área na igreja e uma irmã arquiteta, nosso entrevistado segue os passos do fundador da igreja Deus é Amor. Gabriel Miranda, aos 31 anos, herdou o talento do avô, que, mesmo sem formação acadêmica, fundou um império evangelista presente em vários países.
Pertencente a uma geração comprometida com o sucesso, o evangelista Gabriel Miranda alia fé à habilidade empresarial, mas faz questão de separar as atividades, “Eu não quero nenhum tipo de envolvimento interno com a igreja, porque eu tenho o zelo dos nossos fiéis. Não quero misturar algumas coisas porque eu não acho correto”, pondera.
Antes de falar sobre a criação da Ágil Corretora, Gabriel, visivelmente emocionado em alguns momentos da entrevista, refletiu sobre sua trajetória à luz da de seu avô, prestando uma homenagem ao fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor.
Blog do Corretor:
Quem é esse jovem empreendedor com quem o mercado de planos de saúde vai conviver?
Gabriel Miranda:
Desde cedo, ainda na adolescência, minha fé foi profundamente influenciada pela do meu avô, David Miranda. Ele se converteu ao protestantismo aos 23 anos, abraçando a tradição pentecostal mencionada em Atos 2, que descreve a descida do Espírito Santo. Inspirado por essa transformação, ele dedicou sua vida à missão de levar a palavra de Deus às pessoas.
Blog do Corretor:
Você sabe como foi o início de tudo?
Gabriel Miranda:
Ele começou ministrando na Praça da Sé, onde enfrentou desafios e sacrifícios, muitas vezes priorizando a igreja em detrimento do bem-estar material da própria família. Apesar de ter estudado apenas até a quarta série, sua fé inabalável e determinação o levaram a realizações notáveis. Um exemplo disso é a aquisição deste prédio, que hoje serve como sede da nossa igreja, um processo marcado por desafios e fé. Riram e duvidaram do meu avô quando ele se candidatou à compra deste prédio, que à época, se não me engano, era uma fábrica desativada.
A história do meu avô não é apenas uma crônica de conquistas espirituais, mas também um legado pessoal. A última vez que o vi, ele estava aqui no escritório, expressando carinho e amor que até hoje guardo com carinho. Ele faleceu em 21 de fevereiro de 2015, vítima de um infarto, mas sua influência persiste, movendo não apenas minha vida, mas também a de milhões de outras pessoas.
Blog do Corretor:
Vi que você se emocionou quando falou dos quatro abraços que deu nele seis dias antes de sua partida. Ele foi uma inspiração para você?
Gabriel Miranda:
O legado dele me impulsionou a seguir seus passos, dedicando minha vida a continuar sua missão, mas paralelamente à minha vida espiritual, administro a minha vida empresarial, como agora com a corretora de planos de saúde que estamos estabelecendo em sociedade com meu amigo Arthur Martins. Meu pai e meu avô me ensinaram que com fé, tudo é possível, e é com esse espírito que enfrento cada novo desafio.
Blog do Corretor:
Você é amigo de Arthur há muito tempo?
Gabriel Miranda:
Desde a nossa infância. Ele é filho de Ronaldo Martins, uma referência no mercado de planos de saúde. Nos conhecemos quando cursávamos a segunda série. Lá se vão mais de 20 anos. Acho isso muito importante para a nossa sociedade. Seguimos caminhos diferentes no campo profissional. Ele agronomia e eu evangelista. Mas ele sempre me trouxe essa ideia de a gente montar uma corretora e agora, finalmente, após reuniões e análise de mercado, decidimos empreender.
Blog do Corretor:
Você falou que seu irmão é da área de marketing. Achei o nome de sua corretora, Ágil Seguros, muito interessante. Ele teve algo a ver com isso?
Gabriel Miranda:
Pode apostar que teve (risos). Ele falou para mim: “Cara, esse nome aqui é o que vai pra frente”.
Blog do Corretor:
É um nome que remete à velocidade, tecnologia…
Gabriel Miranda:
Exatamente! E isso é o que eu quero trazer para a corretora. Estamos em um longo processo de desenvolvendo de um aplicativo… porque eu já penso como o cliente, por isso eu quero ter todo um dashboard ali onde eu consiga ver todos os meus seguros, apólices, se eu tenho algum sinistro, tudo através de um aplicativo. Eu tenho um plano de saúde pela SulAmérica e um seguro de carro pela Porto, então tudo vai se encaixar. Quero que a nossa corretora esteja na vanguarda da tecnologia.
Blog do Corretor:
A Ágil Corretora fica na Vergueiro. Ela já está operando?
Gabriel Miranda:
Nós estamos ajustando a nossa sala comercial. Acredito que no final deste mês vamos startar.
Blog do Corretor:
Haverá um coquetel de inauguração?
Gabriel Miranda:
Com certeza! Faremos essa confraternização em um espaço bem bacana que tem lá. E você já está convidado.
Blog do Corretor:
Estarei lá, claro! Eu gostaria de saber se haverá drink alcoólico nesse coquetel [risos].
Gabriel Miranda:
Pergunta bem interessante [risos]. Olha, eu não discuti ainda com o Arthur, mas eu vou deixar com ele a missão de responder isso, porque para mim eu tô fora [sic].
Blog do Corretor:
Por se tratar de um evento corporativo… você não bebe, mas a maioria gosta de um aperitivo.
Gabriel Miranda:
Claro, claro!
Blog do Corretor:
Eu estou sabendo que você já possui código junto às operadoras.
Gabriel Miranda:
Sim, estamos iniciando já estruturado. Conquistamos códigos de algumas operadoras.
Blog do Corretor:
No passado a força de venda era basicamente uma. Hoje, além dessa força que continua operando, as corretoras mantêm uma equipe formada por funcionários contratados para prospectar. A Ágil vai ser tradicional ou seguirá um modelo híbrido?
Gabriel Miranda:
Eu e o Arthur temos um mentor que tem muita experiência no mercado de planos de saúde, você o conhece muito bem, e nós estamos ainda analisando o modelo da nossa operação. Antigamente ligavam (telefone), hoje em dia é tudo online. Nós iremos atuar muito fortemente com a Inteligência Artificial, porque se você não seguir com a IA você vai ficar para traz. Levaremos tudo isso em consideração.
Blog do Corretor:
Eu quero entrar em um tema muito delicado, mas muito oportuno. Eu falei do modelo comercial que a Ágil vai seguir, mas eu vejo que você poderá dar oportunidade de emprego para os fiéis da igreja. Quantos não vêm aqui exibindo a carteira de trabalho para pedir a Deus um emprego? Você poderá atendê-lo agora de forma Ágil [risos]. Você chegou a pensar nisso?
Gabriel Miranda:
Cheguei a pensar nisso. Se for um profissional altamente qualificado, não vejo o menor problema. Porém, tem uma coisa que eu não quero: eu não quero nenhum tipo de envolvimento interno com a igreja. Porque eu tenho o zelo dos nossos fiéis. Não quero misturar algumas coisas porque eu não acho correto.
Blog do Corretor:
Por isso que ela está bem longe daqui?
Gabriel Miranda:
Por isso ela está bem longe daqui. Entende? Se for um profissional qualificado, pode ser um membro da Deus é Amor ou de outra igreja. Eu gosto de cristãos, porque entendem o mundo em que eu vivo. Até prefiro cristãos. Mas não vou limitar a membros da igreja. Essa mistura poderia gerar consequências negativas.
Blog do Corretor:
Mas não seria inevitável em algum momento?
Gabriel Miranda:
Olha, eu acredito que as pessoas vão ficar sabendo, mas não algo que seria inevitável. Porque nós estamos fazendo uma entrevista exatamente sobre isso, sobre a corretora, porque eu tenho outros tipos de negócios paralelos, não só com a corretora. Então, eu não vejo problema nisso. Só não gosto de misturar. Eu tenho minha responsabilidade espiritual e isso é muito sério. As pessoas podem ou não ficar sabendo que eu tenho uma corretora.
Blog do Corretor:
Você já recebeu alguns executivos do mercado. Você está entrando num mundo novo, não é?
Gabriel Miranda:
Para mim tudo isso está sendo um mundo muito novo. Mas nós temos um ótimo mentor. As operadoras e seguradoras que já estiveram aqui ouviram a minha história, contaram a deles e está sendo muito legal conhecer esse mundo. Eu vejo um mundo de oportunidades à minha frente.
Blog do Corretor:
E nesse novo mundo de oportunidades para o qual você está sendo levado, existem corretoras que têm um ou dois corretores, algumas nenhum, e quem faz a venda são os diretores. É o que a gente chama de “corretora boutique”. Talvez este seja um modelo adequado para a Ágil.
Gabriel Miranda:
É algo em que a gente pensa muito e a estrutura caminha para esse modelo. Porque, querendo ou não, nós temos diversas parcerias. Então, nós podemos mergulhar nessas parcerias. Vou dar um exemplo: tem uma empresa que presta serviço para a minha empresa privada. Eu posso utilizá-los. E os contatos que eu tenho. Conheço diversas pessoas no mundo corporativo e essas pessoas poderão ser clientes. Sem nada relacionado à igreja. Por isso que eu falei que também vou atuar na área comercial.
Blog do Corretor:
Eu gostaria de deixar com você a palavra final neste último parágrafo da nossa entrevista, porque o mercado está lendo tudo o que você disse.
Gabriel Miranda:
Certo. Uma coisa que eu quero dizer ao mercado é que eu tenho levado muito a sério na minha vida a persistência. Por quê? Porque se você começar um projeto e desanimar não há como dar certo. Se você persistir, mesmo falhando, não importa a direção que você tomar, uma hora vai dar certo e você vai ser abençoado. Então, a persistência é o nosso maior aliado. E é isso o que eu tenho para deixar para os novos e para as pessoas que já estão há um tempo no mercado, mas, por algum motivo, estejam perdendo as suas forças. Não pare! Continue trabalhando porque nós vamos sempre sair vitoriosos e abençoados.
Blog do Corretor:
Mesmo que o terreno seja muito grande e ninguém acredite que você possa comprar e ainda riam da sua cara.
Gabriel Miranda:
Exatamente [risos]. Como foi a história do meu vô. A persistência vem junto com a fé. Mesmo não vendo no natural, mas acreditando que aquilo já aconteceu no futuro.