Inteligência de dados na saúde é forma de qualificar o cuidado

agenciaweber

agenciaweber

Em palestra, diretor médico da Qsaúde, Ricardo Casalino, apresentou como o conceito é usado na operadora para oferecer atenção personalizada

São Paulo, 19 de agosto de 2021 – Entender os dados de diferentes áreas da vida de uma pessoa para antecipar eventuais questões de saúde é uma das principais tendências da medicina e um dos pilares da Qsaúde desde sua fundação. O diretor Médico da operadora, Ricardo Casalino, falou sobre a importância do tema no evento online “Summit I2AI de Inteligência Artificial na saúde”, realizado na manhã desta quarta-feira (18).

Na palestra “Risk Management com Inteligência Artificial: uma proposta para mais saúde e bem-estar!”, Casalino apresentou sua trajetória, a relevância dessa forma de cuidar e como o uso de dados é feito na Qsaúde. “A medicina já está mudando, e quem não tiver esse entendimento vai ter dificuldade de navegar por esse novo mundo.” De acordo com o médico, até 80% dos eventos de saúde podem ser antecipadas com o uso de dados e o auxílio da inteligência artificial.

A apresentação completa pode ser vista neste link.

Segundo Casalino, o uso da inteligência de dados é eficiente para predizer futuros eventos de saúde e prescrever quais as melhores condutas para eles. Assim, pode-se evitar que aconteçam ou garantir que tenham o menor impacto possível na vida da pessoa. Com isso, o resultado é positivo para todos os envolvidos no cuidado: o cliente, que tem o melhor tratamento o quanto antes, a operadora de saúde, que consegue ter uma previsibilidade eficiente dos custos, e os parceiros, que podem entregar o melhor serviço para aquele caso.

“O que me deixa feliz é ver que as coisas estão mudando de forma muito rápida e que aqui na Qsaúde estamos conseguindo um protagonismo nisso baseado em um trabalho muito eficiente”, afirma Casalino.

Conforme haja mais avanços na coleta de dados, mais a predição de risco se torna eficiente. Esse diagnóstico antecipado pode ser iniciado com informações básicas como sexo e idade. Quando são somados outros indicadores, como informações residenciais, administrativas, sociais e jurídicas, a estratificação é ainda maior e é possível oferecer um cuidado cada vez mais personalizado.

Neste cenário, uma preocupação da Qsaúde é com a segurança dos dados dos clientes, diz Casalino. Por isso, o uso das informações dos clientes se dá apenas para qualificar o trabalho das equipes de saúde e toda a coleta de dados respeita a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Sobre a Qsaúde

Lançada em outubro de 2020, Qsaúde é a evolução dos planos de saúde no Brasil, com o resgate do plano individual e familiar. A nova operadora alia medicina de qualidade e telemedicina para oferecer um novo conceito de assistência. Com foco na gestão de saúde humanizada e na medicina preventiva, a prioridade é cuidar de cada cliente e zelar pela eficiência e resolutividade de seus atendimentos.

A missão da empresa é democratizar o acesso das pessoas à saúde suplementar com tecnologia, cuidado e uma rede credenciada que reúne os melhores hospitais do Brasil em São Paulo e oferece boa relação custo-benefício. A Qsaúde conta com uma ampla rede credenciada de excelência com 16 hospitais, 90 clínicas e 126 laboratórios. Entre os parceiros, estão três dos cinco melhores hospitais do Brasil, segundo o ranking ‘World’s Best Hospitals’, da revista americana Newsweek: o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital Santa Catarina. Há ainda o Instituto do Coração (InCor), que foi eleito o melhor hospital de cardiologia da América Latina pela mesma revista.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!