Mercado odontológico cresce apoiado na experiência de uso, indica Ibope

agenciaweber

agenciaweber

Pesquisa realizada a pedido do IESS aponta que satisfação dos beneficiários está impulsionando o desenvolvimento do setor

SÃO PAULO – O mercado de planos de saúde exclusivamente odontológicos tem crescido a ritmo constante e a julgar pela nova pesquisa do Ibope Inteligência, o motivo é a satisfação dos beneficiários. Entre abril e maio de 2019, o IBOPE Inteligência ouviu 3,2 mil pessoas em todo o País e constatou que 86% dos beneficiários destes planos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço contratado.

A pesquisa também aponta que 91% dos entrevistados têm intenção de continuar com o plano que possuem e 93% o recomendariam para amigos e parentes. Isso indica que o crescimento do setor está sendo impulsionado também pela satisfação e pela propaganda boca a boca. Apenas entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado, 1,5 milhão de brasileiros passaram a contar com o benefício de acordo com a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). No total, o segmento contabiliza 24,6 milhões de vínculos.

"Além de um serviço bem prestado, como indica a avaliação das pessoas que usam o serviço, os planos odontológicos têm um custo mais acessível", comenta José Cechin, superintendente executivo do IESS. "Por isso, além de atrair as famílias, também têm sido ofertados pelas empresas, especialmente as médias e pequenas, como meio de atrair e reter talentos, o que é muito importante em período de alta disputa no mercado de trabalho", completa.

Do total de planos exclusivamente odontológicos no País, 73,1% são coletivos empresariais, aqueles fornecidos pelas empresas aos seus colaboradores. Já os planos individuais ou familiares, contratados diretamente por pessoas físicas, respondem por 17,8% do total. O restante, 9%, corresponde aos planos coletivos por adesão.

O levantamento do Ibope ainda revela que a satisfação com o serviço, a vontade de permanecer com o plano atual e mesmo o total de beneficiários que recomendariam seu plano a amigos e parentes têm crescido. Em 2017, 80% dos beneficiários de planos exclusivamente odontológicos afirmavam estar satisfeitos ante os 86% atuais. A intenção de permanecer com o benefício saltou de 74% para 91%; e o porcentual dos que recomendariam o plano avançou de 84% para 93%.

"A significativa melhoria na avaliação em relação à pesquisa anterior, de 2017, se deve ao esforço contínuo do setor na melhoria do atendimento e nos resultados para os clientes, na promoção do acesso e nos investimentos em tecnologia", avalia Cechin.

O IBOPE Inteligência ouviu 3,2 mil pessoas em oito regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais (p.p.) para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada a pedido do IESS.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!