Parceiros da Cidadania firma terceiro acordo de cooperação técnica na Bahia

agenciaweber

agenciaweber

Com a adesão, já são 33 parcerias consolidadas pela ANS em todo o país

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público da Bahia no âmbito do Programa Parceiros da Cidadania. O termo passa a vigorar a partir dessa segunda-feira (18/06) e tem vigência de dois anos. Outros dois órgãos do estado já fazem parte Programa: o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. Atualmente são 33 parcerias em todo o país, incluindo uma em âmbito nacional, com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

"O programa Parceiros da Cidadania é uma importante estratégia para a consolidação da relação institucional entre a agência e os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do país", destaca a diretora de Fiscalização da ANS, Simone Freire. Ela explica que o objetivo do acordo é o intercâmbio e cooperação técnica relacionados à assistência suplementar à saúde. "Os órgãos e entidades parceiros passam a ter acesso a informações técnicas sobre o setor, tais como normas e entendimentos publicados pela ANS, que também disponibiliza material informativo aos consumidores (cartilhas e fôlderes), permitindo que haja orientação mais adequada aos beneficiários de planos de saúde que buscam informações nesses órgãos", completa a diretora.  

O programa visa reduzir a assimetria de informação no mercado da saúde suplementar, divulgar as decisões técnicas da ANS e as normas que as fundamentam, fomentar a troca de informações entre parceiros. Dessa foram, possibilita traçar um panorama mais fidedigno do mercado da saúde suplementar, em complemento às informações que a ANS possui e, principalmente, empoderar o consumidor, através da disseminação de informações para orientar a escolha de planos de saúde que mais se ajustem às suas expectativas, favorecendo o equilíbrio entre as relações que envolvem operadoras, prestadores e consumidores. 

Essa ação reforça o compromisso da agência com os consumidores, uma vez que o artigo 4 da Lei nº 9.961/2000 atribui competência à ANS para articular-se com os órgãos de defesa do consumidor visando à eficácia da proteção e defesa do consumidor de serviços privados de assistência à saúde. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!