Os navegantes do século XV, alguns responsáveis por grandes descobertas, não temeram o abissal oceano à sua frente. Prevaleceu neles a convicção de que havia algo de muito importante a conquistar. Afinal, “Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu”, (F.Pessoa).
Um empreendedor determinado é como um destemido navegante que não enxerga fisicamente o horizonte em alto mar, mas está convencido de que vencerá as tormentas e em terra firme chegará.
Há 500 anos, a expedição de Fernão de Magalhães, colocada à prova por tormentas, fome, sede e sublevações, completava a primeira circunavegação da história e abria rotas comerciais que são utilizadas até hoje.
Recorri a essa metáfora pessoana, enquanto aguardava na recepção da Qsaúde, o momento de entrar em reunião com a diretora de comunicação da operadora, Sandra Brasil.
Localizado no Jardim Paulista, o prédio impressiona pela moderna estrutura e mais ainda pelos novos hábitos que a pandemia do Covid-19 impôs aos visitantes.
No piso do elevador, quatro marcas delimita o distanciamento que cada visitante deve manter.
Na recepção, antes de ser anunciado, fui orientado pela recepcionista a substituir a máscara que eu estava usando por outra oferecida pela Qsaúde.
Mas o meu tempo de espera não durou muito. Um chamado arrancou-me os olhos do celular.
Era Junior, navegador de grandes mares, que veio me receber na recepção. Após as boas-vindas, Seripieri me conduziu pelo longo corredor enquanto me apresentava àqueles com quem estava marcada a reunião, Sandra Brasil (diretora de comunicação) e Anderson Nascimento (vice-presidente executivo). Mais tarde, Ana Paula Domingos se juntou a nós.
A reunião foi muito esclarecedora.
Passei para os executivos da Qsaúde um breve raio x do mercado a partir do ponto de vista do corretor e confesso que fiquei surpreso com os esclarecimentos. Dois deles merecem destaque:
Ao contrário do que pensam muitos corretores, a telemedicina no Qsaúde é um recurso a mais e não o único. A consulta virtual, de acordo com determinação da ANS, não substitui a presencial que também é oferecida pela operadora;
A comercialização dos planos da Qsaúde não é apenas on-line, mas, também, on-line. O Canal Corretor, de acordo com o que ficou demonstrado na reunião, ainda é a principal e indispensável força de venda para o Qsaúde.
A pandemia certamente foi responsável por não ter havido um grandioso lançamento com a presença de centenas de corretores. Fato este que fez o Canal de Vendas pensar que o corretor havia sido preterido.
Diante de tantas informações, muitas delas deturpadas pelo Canal, decidimos realizar uma entrevista com Anderson Nascimento.
O vice-presidente executivo iniciou sua carreira no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, passou pela Prevent Senior e pela rede própria da Hapvida onde contribuiu com a triplicação do número de vidas atendidas na operadora cearense. No Qsaude, Nascimento está comprometido em difundir o modelo Médico da Família, que surgiu vitorioso em países da Europa e agora avança no mercado brasileiro.
A entrevista com o VP sairá antes do Natal, mas Nascimento também falará com o Programa Segura Brasil.