Reformulação do modelo de reajuste dos planos de saúde

Moderador

Moderador

Por Gustavo Arzabe

A diretoria colegiada da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou uma proposta que visa reformular o modelo de reajuste dos planos de saúde. A proposta será submetida a uma audiência pública e também abrange outros temas relacionados ao setor.

Entre as alterações sugeridas, está a possibilidade de que os planos de saúde apliquem reajustes excepcionais, superiores ao limite autorizado pela ANS, em contratos individuais. Essa medida seria permitida em situações de “desequilíbrio econômico-financeiro” nos contratos.

De acordo com o advogado especialista em planos de saúde, “A revisão na forma de reajuste dos planos é uma demanda antiga das operadoras de planos de saúde.

Elas reclamam sobretudo dos altos custos dos procedimentos que geram problemas para tornar a prestação dos serviços economicamente viável, sem contar a alta judicialização de pedidos de cobertura.

De fato, a margem das operadoras não é grande, tornando a precificação dos serviços algo crucial para sua viabilidade.

Contudo há que se considerar que as famílias também fazem grande esforço para pagar pelo serviço, o que gera o dever de cautela da ANS para autorizar ou não a mudança na forma de reajuste.

Quanto aos planos coletivos, a proposta de aumento no número de integrantes dos grupos pode ser positiva, aumentando o número de integrantes e diluindo os custos para todos.

Assim, é necessária atenção para que a nova norma torne o fornecimento do serviço economicamente viável para as operadoras sem inviabilizar a contratação pelos consumidores.”

GUSTAVO ARZABE é advogado especialista em planos de saúde do Arzabe Sociedade de Advogados

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!