Susep abre consulta pública sobre norma que trata de transferência de carteira

Foto de Moderador

Moderador

Sugestões podem ser enviadas até o dia 13 de novembro

Por Susep

RIO DE JANEIRO – A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou hoje (14), no Diário Oficial da União, o Edital de Consulta Pública nº 08/2025, referente à minuta de Resolução Susep que dispõe sobre a transferência de carteira integral ou parcial entre as sociedades seguradoras, as sociedades de capitalização, as sociedades cooperativas de seguros, as entidades abertas de previdência complementar e os resseguradores locais e estabelece seus efeitos nos planos.

A iniciativa visa revogar e substituir a Circular Susep nº 456, de 13 de dezembro de 2012, com objetivo principal de adequá-la à Resolução CNSP nº 422, de 11 de novembro de 2021 e à Lei nº 15.040, de 09 de dezembro de 2024.

Dentre as alterações propostas, destacam-se: a previsão de transferência de carteira entre resseguradores locais, conforme já consta na Resolução CNSP nº 422/2021; a necessidade de aprovação prévia da transferência pela Susep e a posterior necessidade de homologação da transferência, após a sua realização; e a incorporação de novas tecnologias e possibilidades para a comunicação da transferência de carteira aos clientes, permitindo maior flexibilidade no aviso, mas resguardando a necessidade de comprovação da comunicação e de publicação no Diário Oficial da União ou em jornal de grande circulação, no sítio eletrônico da cedente e em suas redes sociais.

Dessa forma, com a finalidade de dar transparência e abrangência ao debate sobre o assunto, conferindo à sociedade a oportunidade de contribuir no processo regulatório, a consulta pública estará aberta por 30 (trinta) dias corridos a contar da publicação do Edital nº 08/2025.   

A Consulta Pública está disponível no site da Susep, no Sistema de Consultas Públicas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: