*Por Marcelo Munerato de Almeida | CEO da Aon Brasil
Manter a sustentabilidade do sistema de saúde atual é um imenso desafio. De acordo com o Relatório de Tendências Globais dos Custos de Saúde da Aon, a inflação médica deste ano deve chegar a 18% no Brasil. Dentre as principais patologias que impactam na inflação médica do país, temos o câncer (68%), doenças cardiovasculares (66%), pressão arterial (54%), diabetes (48%) e doenças respiratórias (44%).
A última edição da Pesquisa de Benefícios da Aon mostra que 70% das empresas participantes tiveram de redesenhar seu benefício Saúde no último ano. A falta de sustentabilidade no sistema de saúde representa um problema preocupante para as operadoras e ainda maior para a população: o uso inadequado ou ineficaz das soluções de saúde tem causado impacto no crescimento dos negócios e, mais importante, afetado a oferta de condições de vida dignas e produtivas a todos.
Como líder de serviços profissionais que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde, nossa Aon gerencia mais de 2,7 milhões de vidas. Somos responsáveis pela conscientização de todas estas vidas, com influência suficiente para impactar muitas mais.
A mudança do sistema de saúde é de nossa responsabilidade e não pode, de forma alguma, ser somente um discurso. Em um curto prazo, é preciso implantar ações com o objetivo de gerar mudanças nas regras de elegibilidade e nas definições de custeio dos planos de saúde. No entanto, para contar com uma mudança realmente significativa, as empresas, operadoras e usuários devem pensar em soluções a médio e longo prazo.
A partir da nossa gestão de risco, comitês estratégicos, programas de saúde e análise de dados, percebemos que grande parte das doenças – principalmente as cinco patologias citadas – podem ser controladas com medidas preventivas e com hábitos de vida mais saudáveis.
Pensando em soluções permanentes que auxiliem na conscientização da sociedade, lançamos o Movimento Aon Pela Vida, que nos posiciona como agentes de transformação e reafirma nosso propósito de viabilizar possibilidades econômicas e humanas para nossos colegas, clientes e comunidades, bem como nossa constante busca por diferenciais na promoção e prevenção da saúde.
A Aon conta hoje com 25 programas de soluções de saúde, que são disponibilizados exclusivamente aos nossos clientes e parceiros. Estes programas – que reforçam a prática de atividade física e nutrição saudável, como a detecção precoce de doenças – contribuem para a melhoria da qualidade e expectativa de vida do indivíduo e para a sustentabilidade do modelo de saúde por meio da otimização de recursos.
Considerando que a definição atual de saúde não é a ausência de doença, mas o bem-estar físico, emocional e social, a melhor e mais poderosa ferramenta para a obtenção de resultados eficazes é a promoção e prevenção da saúde. Empoderando o indivíduo para o autocuidado, o seu bem maior – que é a vida – estará sendo resguardado.
Como toda transformação deve começar dentro de casa, o Movimento Aon pela Vida se inicia com nossos colaboradores no papel de multiplicadores, levando a mensagem para seus familiares, amigos e clientes. Nossa Aon também possui ações para aprimorar a relação entre qualidade de vida e trabalho dos nossos colaboradores, como massagem na área de trabalho, aulas de pilates, ginástica laboral, lactário, ambulatório, snack car com opções de alimentos saudáveis, bicicletário e disponibilização de vestiários. Tudo para que o colaborador tenha uma vida mais saudável.
Sinto-me honrado em fazer parte do desenvolvimento e da propagação do Movimento Aon pela Vida. O maior bem do mundo são as pessoas, que devem ser tratadas como tal. Investimos na prevenção e promoção da saúde porque sabemos que a capacidade de mudança e de influência positiva da sociedade está em nossas mãos.
Para ter acesso e conhecimento das ações, estudos e mote do Movimento Aon Pela Vida, acesse: aqui.