Noite de sexta-feira é o momento preferido dos fraudadores de documentos em seguradoras de saúde, segundo estudo da idwall

Moderador

Moderador

Pesquisa traz dados do 1º trimestre de 2024 e revela comportamentos dos golpistas

Por idwall

A idwall, empresa de tecnologia especialista em gestão de identidade digital, apresenta estudo focado em tentativas de fraudes documentais nos setores de seguros e saúde, com comparações de dados dos primeiros trimestres de 2023 e 2024. Nos dois períodos analisados, o pico das taxas de golpes foi o mesmo: sexta-feira à noite.

No entanto, em 2024, o levantamento apontou que os domingos (de manhã e à tarde) ocuparam o segundo lugar no ranking de dias da semana com mais tentativas de fraudes. No ano passado, às quartas-feiras de madrugada estavam em segundo lugar.

“Notamos que o comportamento do fraudador está sempre oscilando, em busca de novas vulnerabilidades. O acompanhamento das tendências tecnológicas e comportamentais entre os fraudadores é fundamental para que as empresas estejam seguras de novas ameaças. Com esse objetivo, mantemos um laboratório de prevenção a fraudes na idwall, com um time multidisciplinar responsável pela vigilância e a atualização constante do nosso ecossistema de segurança”, explica Ligia Lobo, coordenadora de operações de prevenção a fraudes da idwall.

De acordo com estudo da idwall, a taxa de tentativas de golpes no segmento de seguros e saúde registrou queda de 66% em 2024, em relação a 2023. Por outro lado, as tentativas de fraudes ficaram mais complexas: as adulterações consideradas de média complexidade foram de 15,6% no 1º trimestre do ano passado para 42,3% nos três primeiros meses deste ano – número é 2,7x maior no período mais recente. Já a parcela de golpes de baixa complexidade caiu de 81,74% em 2023 para 55,13% em 2024.

Nos dois períodos analisados, a foto e a perfuração do documento foram os elementos mais falsificados, presentes em aproximadamente 90% das tentativas de fraudes cometidas em RGs.

Acesse o Fraud Report Seguros/Saúde completo: Link 

Verificação de identidade nas seguradoras

De acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), R$ 867 mi foi o custo das fraudes no segmento de seguros no Brasil em 2023. Conforme levantamento da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), foram mais de 4 mil ações cíveis e notícias-crimes registradas contra fraudadores de planos médicos e odontológicos nos últimos cinco anos.

Para prevenir fraudes e aumentar a segurança dos beneficiários, atualmente, a Bradesco Saúde e a SulAmérica Saúde contam com a tecnologia da idwall nas solicitações de reembolsos. A plataforma permite a criação de perfis centralizados de cada usuário no momento da 1ª solicitação de reembolso no aplicativo, garantindo a veracidade da identificação obtida por meio da leitura e validação de documentos próprios (RG, CNH) confrontados com a verificação biométrica. No segundo acesso, bastará ao beneficiário tirar uma foto que, uma vez certificada, assegurará a continuidade da jornada.

Prevenção por métodos combinados

Para verificação documental, a idwall realiza um processo robusto, utilizando mecanismos como OCR (Optical Character Recognition, em português Reconhecimento ótico de caracteres), que extrai dados e tipifica documentos brasileiros automaticamente com a melhor precisão do mercado. A averiguação da regularidade do documento é realizada com o Background Check, que consulta dados de pessoas físicas, jurídicas e veículos em mais de 300 fontes de informações públicas e privadas.

A etapa de verificação biométrica combina funcionalidades como Face Match, Liveness e Facelink, comparando a foto 3×4 do documento com uma selfie tirada em tempo real, e analisa se o número do CPF fornecido consta em banco nacional de faces. A solução de biometria facial da idwall possui o selo iBeta, certificação respeitada mundialmente e acreditada pelo National Institute of Standards and Technology’s (NIST) e pelo National Voluntary Laboratory Accreditation Program (NVLAP), em que a tech obteve nota máxima nos mais de 1.800 testes realizados, sendo capaz de barrar 100% das fraudes. As tecnologias podem ser aliadas a documentoscopia, que utiliza métodos automatizados e também análise humana com técnicas forenses.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!