De olho nos corretores susepados, Amil adere às Empresas de Assessorias

agenciaweber

agenciaweber

O mercado de planos de saúde começou o ano de 2017 com discretas mudanças em curso. Na verdade, essas mudanças nem são tão discretas assim. Algumas fazem um barulho danado; como as vendas online, por exemplo.

Mas o necessário e irreversível processo das vendas online liderado pela Amil, com o qual parte do mercado está operando a todo vapor, é apenas o arcabouço teórico de um conjunto de ideias que constituem a base de uma nova relação – quiçá aperfeiçoada – entre as Operadoras e o Canal de Vendas.

E a Amil foi mais uma vez a protagonista de uma grande sacada, apesar de óbvia e tardia.

Vulnerável e sem nenhum controle sobre o Canal Corretor, o Comercial da Amil finalmente sentiu o peso das mãos do acaso, e, a exemplo da Sul América e da Bradesco, está agora trabalhando em parceria com as chamadas – empresas de assessorias.

Desconhecidas de muitos, essas empresas atuam no mercado há décadas (Padrão Opípari é um exemplo) e já gozaram de exclusividade, inclusive com a Sul América, que agora terá de dividir espaço com a concorrente.

E o que significa, na prática, essa parceria da Amil com as empresas de assessorias?

De início, a Amil já consegue um trunfo que antes estava limitado às Seguradoras: o acesso ao corretor. Um corretor até mais qualificado. Cada empresa de assessoria tem em média 800 corretores cadastrados.

A empresa de assessoria estará devidamente credenciada para distribuir os produtos Amil junto ao Canal de Vendas com as mesmas condições da Operadora e ainda terá a função de administrar a carteira, oferecendo um suporte ao cliente e ao corretor ainda melhores do que a própria Operadora.

O corretor, que manterá seu cadastro na Operadora, receberá a sua comissão por intermédio da Amil, normalmente. Como ocorre hoje com o corretor que vende um produto Sul América e/ou Bradesco.

Visionário, Marcio Mantovani não perdeu tempo e já tem a sua empresa de assessoria, segundo uma fonte revelou ao Blog. It'sSeg Barela está no jogo.

Com a entrada da Amil no seleto clube das empresas de assessorias está rompida uma barreira que limitava o acesso da Operadora aos corretores que possuem uma valiosa carteira.

E o que não faltam a esses corretores são clientes fidelizados.

É o mercado caminhando para a regulamentação do setor(!)


ATUALIZAÇÃO – EM 05/01/16 ÀS 11H25M

Após a publicação desta matéria, alguns e-mails chegaram à redação do Blog por intermédio dos quais eram solicitadas informações a respeito do papel das empresas de assessorias. Para melhor entendimento da atuação dessas empressas, esclarecemos:

Atuação
As empresas de assessorias não são uma novidade no mercado. Elas existem há muito tempo e, via de regra, são criadas por executivos que, por algum motivo, abdicaram de suas funções na Seguradora e agora a ela prestam serviços.

Função
O papel dessas empresas é o de prestar serviços diferenciados e personalizados – ao cliente e ao corretor – em todos os ramos de seguros, missão quase impossível para as Operadoras e Seguradoras. Além de administrar a carteira, controlando a sinistralidade de forma eficiente, essas empresas possuem recursos humanos responsáveis pelo back office.

Cadastro
O corretor estará devidamente cadastrado na empresa de assessoria, a ela pode entregar a sua produção, mas manterá o seu vínculo com a Seguradora e/ou Operadora.

Comissão
O corretor continuará recebendo o seu comissionamento nas mesmas condições. Segundo apuramos, nada, absolutamente nada muda no que se refere ao comissionamento. Tanto a Seguradora quanto a Operadora continuarão emitindo o relatório de comissão diretamente ao corretor.

Trocando em miúdos
A empresa de assessoria é uma super Corretora que administra a carteira de clientes do corretor e ainda mantém um controle sobre a força de venda. São essas empresas que – no futuro – substituirão o que hoje conhecemos como Corretoras.

Exemplos de empresas de assessorias
Além da novíssima It'sSeg Barela, que já está atuando como empresa de assessoria, a Padrão Opípari – Assessoria em Seguros, já atua no mercado há 31 anos, dez dos quais reservados à exclusividade com a Sulamérica. Hoje, além da centenária Seguradora, a Opípari presta assessoria às principais empresas do setor: Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Intermédica, Somp, entre outros.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!