Dia Mundial da Saúde: D’Or Consultoria faz alerta à obesidade infantil

Jose Anderson

Jose Anderson

Crianças obesas podem desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes

Por Rede D’Or | VTN Comunicação

RIO DE JANEIRO – A obesidade é um mal do século. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. E, em abril, a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or, preparou para o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, uma campanha abordando o tema.

O mote “O peso do exemplo” traz o convite para os adultos prestarem atenção na alimentação das crianças e propõe a adoção de novos hábitos. “A campanha mostra o colorido das comidas menos saudáveis e que atraem os pequenos, contudo, ressaltamos que é possível mudar esse olhar desde cedo, por meio da prática dos responsáveis, incentivando o consumo de vegetais e legumes, que também podem ser atrativos ao paladar”, ressalta Victor Davi, gerente de Comunicação e Marketing da D’Or Consultoria.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a fase intrauterina e os primeiros dois anos de vida são os períodos mais críticos para o desenvolvimento da obesidade. Os dados mostram que quatro em cada cinco crianças obesas permanecerão obesas quando adultas. Atualmente, 25% dos brasileiros adultos (18 anos ou mais) estão obesos e mais de 60% acima do peso.

Obesidade infantil e a prática de atividades físicas

A obesidade infantil ao desenvolvimento saudável das crianças, pode causar má formação do esqueleto, diabetes e doenças cardiovasculares e em muitos casos problemas psicológicos, por sofrerem bullying.

No hotsite da campanha, é possível calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que permite avaliar se a pessoa está dentro do peso que é considerado ideal. Serve também para classificar o grau de obesidade entre leve (30 a 34,9), moderada (35 a 39,9) e grave ou mórbida (acima de 40).

Incorporar pequenos hábitos na rotina como priorizar alimentos in natura ou minimamente processados e iniciar uma atividade física podem mudar este quadro.

Sérgio Hércules, médico e superintendente de Gestão de Saúde Médica da D’Or Consultoria explica que a ausência de atividade física na rotina é um dos pilares da obesidade, tanto na infância quanto na fase adulta. E, antes mesmo da pandemia, mais de 40% dos brasileiros já eram sedentários.

“Evitar o sedentarismo tornou-se uma busca, principalmente, após a mudança de hábitos e de vida causada pela pandemia. De acordo com um estudo da Unesp, as pessoas estão mais sedentárias nos últimos anos. Na pandemia, 30% das pessoas reduziram todo tipo de atividade física, incluindo ações triviais como caminhar até o trabalho”, explica.

Para os pequenos, a atenção precisa ser maior. É interessante ter um olhar crítico ao uso exagerados das tecnologias: tempo que as crianças passam sentados à frente da TV, computador ou nos celulares. Importante que os responsáveis conversem com um pediatra ou nutricionista para adotar e estimular bons hábitos.

Veja mais sobre a campanha, baixe o cartaz e os wallpapers aqui..

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!