Em decisões contra planos, juízes praticamente ignoram resoluções da ANS

agenciaweber

agenciaweber

Por Daniel Brunet

.As resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estão em baixa com a Justiça. Estudo que analisou, entre 2013 e 2014, 4.068 ações que tramitaram no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), envolvendo contratos de planos de saúde coletivos, mostra que apenas 1% das decisões foram embasadas nas resoluções da ANS. No ranking, as normas da agência que regula os planos ficaram em 18º lugar.

Em primeiro lugar aparece o Código de Defesa do Consumidor (56,7%), seguido pela Lei de Planos de Saúde (56,5%), Código Civil (10,5%) e Estatuto do Idoso (9,8%).

O estudo foi feito pelo mestre em gestão e políticas em sistemas de saúde Rafael Robba, que também é advogado especializado em direito à saúde.

Desconhecimento
Gente do setor de planos acredita que o Judiciário “desconhece ou ignora a regulação da ANS, o que invariavelmente causa distorções”. É que quando a Justiça concede algo que não foi contratado, todos os demais usuários do sistema arcam com aquele custo, o que acaba contribuindo para o encarecimento da saúde suplementar. E isto, como se sabe, reflete até na redução do número de pessoas que tem plano de saúde.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!