Faz sentido, continuar crescendo no Brasil, afirma UnitedHealth

agenciaweber

agenciaweber

Tradução:

UnitedHealth Group está empurrando para além do seu status como uma das maiores seguradoras de saúde do Brasil para se tornar uma maior operadora de hospitais no país mais populoso da América do Sul.

A empresa sediada em Minnesota está no processo de compra de um hospital na cidade brasileira de São Paulo, segundo as informações recebidas, por cerca de US $ 350 milhões.

O negócio, divulgado pela empresa durante uma conferência de investidores na semana passada, vem três anos após UnitedHealth se projetar após a aquisição de uma participação majoritária na Amil Participações, top das seguradora de saúde do Brasil, por US $ 4,9 bilhões.

Na época, a Amil operava 22 hospitais e cerca de 50 clínicas. Crescimento da operação é vista como a chave para a rampa de uma empresa brasileira que os analistas dizem que não tem crescido como o esperado.

“Temos vindo a adquirir bastante ativamente hospitais e cuidados ativos de entrega …”, disse UnitedHealth Chief Financial Officer David Wichmann, durante a conferência de investidores da empresa em Nova York. “Estamos cada vez mais atuando como uma empresa de prestação de cuidados de saúde no Brasil, com um braço de seguros. Cerca de três quartos dos cerca de 200 milhões de cidadãos do Brasil contam com sistema público de saúde do Estado, sendo o restante coberto por um seguro de saúde privado, de acordo com um relatório  de 2014 da empresa de consultoria Deloitte.

O país tem o segundo maior mercado de seguros privados de saúde pela população no mundo, atrás somente dos EUA, disse a Deloitte. Empresas norte-americanas têm investido muito no sistema de saúde do Brasil.

No ano passado, com sede em Boston Bain Capital disse que iria adquirir uma companhia de seguro de saúde com sede em São Paulo, que é a maior cidade do Brasil. Baseados em Denver DaVita Healthcare Partners, um grande operador de centros de diálise dos EUA, anunciou planos neste outono para estabelecer operações no Brasil.

Em abril, o New York empresa de private equity The Carlyle Group comprou uma participação na segunda maior operadora de hospitais do Brasil, com Reuters relatando o preço em US $ 600 milhões. Atualmente, as participações hospitalares do Grupo UnitedHealth torná-lo do Brasil o terceiro maior, disse Enrico de Vettori, consultora Deloitte.

A maior operadora de hospitais no país, De Vettori, disse ser uma organização religiosa que não tem sido um alvo para os investidores estrangeiros. No início deste ano, o Brasil aprovou uma lei que permita a propriedade fora de seus hospitais.

“Isso é o que realmente tem aumentado o interesse em hospitais e clínicas e prestadores no Brasil”, disse De Vettori. UnitedHealth Group é a maior seguradora de saúde em os EUA, fornecendo a cobertura comercial ou governo para cerca de 42 milhões de pessoas.

Negócio de seguro de saúde internacional da empresa abrange mais de 4 milhões de pessoas, abaixo dos cerca de 4,8 milhões de pessoas no final de 2013.

Tumulto na economia brasileira tem reduzido as fileiras daqueles com empregador-patrocinado cobertura da Amil, disse Sheryl Skolnick, analista da Mizuho Securities EUA. Amil perdeu alguma quota de mercado, também.

A receita para o negócio é para baixo para 2015, Skolnick disse, e espera-se diminuir ainda mais no próximo ano como lutas econômicas e políticas continuam.” Isso não é um sucesso”, disse ela. “É uma decepção que eles têm para transformar um negócio em torno.”

Mesmo assim, Skolnick acredita que faz sentido para UnitedHealth Group para continuar crescendo no Brasil. Amil continua a gerar receitas operacionais, disse ela.

“No curto prazo, minhas expectativas são, digamos, silenciado”, disse ela. “É potencialmente uma boa oportunidade para eles a longo prazo.”

Durante o dia os investidores, funcionários do Grupo UnitedHealth falou sobre o desenvolvimento de operações internacionais como um complemento para dois negócios principais da empresa – venda de apólices de seguro de UnitedHealthcare em os EUA, e prestação de serviços de saúde para uma taxa para as seguradoras e prestadores de cuidados de saúde através da sua divisão Optum.

Além do Brasil, UnitedHealth Group quer fazer um trabalho mais internacional para os programas nacionais de saúde do funcionamento do governo, tais como o serviço de saúde no Reino Unido. Optum quer capitalizar sobre a reputação que construiu através da realização de correções de emergência para o site HealthCare.gov do governo os EUA em 2013.

“As empresas internacionais são esperadas para ser o terceiro pilar de crescimento, além de UnitedHealthcare e Optum”, escreveu Ana Gupte, analista da Leerink, em uma nota aos investidores. Com parcerias público-privadas a ser desenvolvido pela Optum e Brasil, Gupte escreveu, o negócio internacional deverá gerar $ 1 bilhão para $ 2 bilhões em lucros operacionais ao longo dos próximos anos.

UnitedHealth Group está em processo de aquisição de Hospital Samaritano, disse Wichmann. A empresa não quis comentar sobre o preço de aquisição, mas os relatórios de notícias brasileiras em novembro colocá-la cerca de US $ 350 milhões.

UnitedHealth Group tem atualmente 31 hospitais no Brasil, a empresa diz, acrescentando que a receita está crescendo após o ajuste para flutuações cambiais.

Nos Estados Unidos, os esforços para tornar o sistema de saúde mais eficiente, incluem pacientes de direção longe de ERs quando eles não precisam que nível de cuidados. Mas, no Brasil, os hospitais e os serviços de emergência permanecem o ponto inicial de acesso aos cuidados para muitos pacientes, disse ele.

“Até que o sistema de cuidados de saúde torna-se mais eficiente, o que nós pensamos que podemos fazer ao longo do tempo, isso é … a peça central de prestação de cuidados de saúde”, disse Wichmann. Alguns dos hospitais do Grupo UnitedHealth no Brasil são integradas verticalmente, ou seja, a maioria dos pacientes também têm seguro de saúde da empresa. Mas United também tem que Wichmann descrito como “hospitais de taxa de mercado”, que tratam de pacientes cobertos por várias seguradoras.

Hospital Samaritano está na última categoria, disse De Vettori da Deloitte.

Tornou-se cada vez mais difícil ganhar dinheiro vendendo seguros de saúde no Brasil, De Vettori disse, porque o envelhecimento da população tem a doença mais crônica e está gerando mais créditos. Mas as margens no negócio de hospital, ele disse, não estão sob tanta pressão.

Hospital Samaritano é um hospital de médio porte no Brasil, De Vettori disse, com 200 a 300 camas dos pacientes. Ele descreveu o centro médico como “uma joia da coroa” no país.

“O mercado de saúde brasileiro é caro, grande e precisa de melhorias …”, escreveu De Vettori em seu relatório de 2014 da Deloitte. “Um grande desafio para o sector dos cuidados de saúde pública é reforçar as parcerias público-privadas para ampliar a assistência, melhorar as instalações e aumentar a eficiência.”

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!