Num certo dia um Homem esteve aqui

agenciaweber

agenciaweber

Há um simbolismo especial na celebração desta Sexta-feira Santa. Sexta-feira da Paixão do ano de 2020. Paixão que deriva do grego páthos = sofrimento.

Paixão de um Homem que num certo dia esteve aqui para trazer o amor, o perdão e a comunhão entre todos os homens, motivos pelos quais foi traído em troca de dinheiro e entregue aos poderosos de plantão para ser preso, condenado, humilhado, torturado, crucificado.

E se esse Homem voltasse hoje?

Como seria recebido por nós o andarilho, filho de um carpinteiro da Galileia, que dizia ser o Filho de Deus?

Qual seria a reação de um jovem rico de hoje, ao ouvir esse revolucionário dizer “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me”? Mateus 19:21

Para muitos a analogia pode soar como heresia, mas o covid-19 traz essa mensagem implícita, não no sentido literal, mas no sentido metafísico, como as palavras do Homem de Nazaré.

A Páscoa, que significa em hebraico, travessia, passagem, este ano, mais do nunca está carregada de simbolismos.

Nova Iorque, a cidade mais rica do mundo, está a enterrar seus mortos, tombados pela “gripezinha”.

O que significa a riqueza e a força do touro de Wall Street, perante o poder do invisível?

“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos”. O Poder do Mito – Joseph Campbell (Amazon, R$ 68,36).

Sim, o mundo nunca mais será o mesmo, depois dessa dolorosa travessia!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!