Setembro destaca cuidados com o coração e a saúde mental

agenciaweber

agenciaweber

Na Qsaúde, atenção primária e medicina preventiva são fortes aliadas na gestão de saúde eficiente

SÃO PAULO — Setembro é um período multicolorido para a saúde. Entre as cores do mês, estão o vermelho, que alerta sobre os cuidados com o coração, e o amarelo, que chama a atenção para cuidados com a saúde mental. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde março de 2020, houve queda de cerca de 27 milhões de exames, cirurgias e outros procedimentos no SUS, o que cria um alerta para a importância do acompanhamento contínuo de saúde.

"O diagnóstico rápido de uma doença pode mudar o curso de sua história natural e melhorar o seu desfecho. Por isso, um cuidado contínuo e preventivo é essencial", afirma o cardiologista Ricardo Casalino, diretor Médico da Qsaúde. A operadora tem atuação focada na atenção primária à saúde, modalidade que cuida da criança ao idoso de forma integral com médicos de família, e na medicina preventiva, além de contar com os melhores hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil em São Paulo.

"O objetivo da Qsaúde é garantir que o seu cliente permaneça saudável. Mas, se ele ficar doente, vamos dar a ele o melhor e mais rápido tratamento. Caso necessite de internação, oferecemos os melhores hospitais do Brasil em São Paulo", diz o diretor médico.

Um mês antes de comemorar o primeiro ano de operação, a Qsaúde já oferece com 17 hospitais, 90 clínicas e 126 laboratórios distribuídos pela capital paulista e Grande São Paulo. Entre eles, estão o Oswaldo Cruz, HCor, InCor, Albert Einstein e Santa Catarina. "Com foco em medicina preventiva e usando ferramentas tecnológicas e assistenciais, visamos sempre a promoção de saúde e de qualidade de vida", afirma Casalino.

Atenção primária

A atenção primária à saúde (APS) funciona como uma etapa de organização do atendimento e do fluxo dos serviços do sistema de saúde. Nela, médicos de família e uma equipe de Enfermagem são responsáveis pelo cuidado dos casos mais simples aos mais complexos em todas as faixas etárias. Nesse tipo de atendimento, é realizado um cuidado contínuo, não apenas focado no tratamento de doenças ou condições específicas.

"A APS tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças, utilizando rastreio com exames para os saudáveis e linhas de cuidados estruturadas para os portadores de doenças crônicas. Além disso os casos mais complexos são direcionados para outros níveis de cuidado", diz Casalino. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o atendimento por médicos de família é capaz de resolver 85% dos casos.

"Nossos clientes, assim que entram no plano, passam a ser acompanhados por médicos de família das clínicas Einstein e pelos GuiasQ. Esse time de saúde é o responsável pela atenção primária e por monitorar toda a jornada do cliente dentro do plano", diz a gerente de Enfermagem da Qsaúde, Érica Cardoso.

Medicina preventiva

A medicina preventiva, segundo o diretor Médico da Qsaúde, foca em evitar o desenvolvimento de doenças ou em diagnosticá-las o mais rápido possível para que o paciente possa ser tratado o quanto antes. Também nessa esfera é realizada a orientação e o controle de condições já existentes.

A especialidade parte do entendimento integral do indivíduo, quando são analisados todos os aspectos que impactam em sua saúde, sejam eles físicos, mentais ou ambientais. Para que a atenção seja ainda mais personalizada e preventiva, afirma Casalino, são utilizados dados gerais e evolutivos relacionados com o cliente com foco na predição. "O objetivo é embasar as tomadas de decisão sempre por dados e conseguir uma medicina eficaz e precisa fazendo predição de risco."

Além da atenção para o coração e para a prevenção do suicídio, setembro é um mês multicolorido, com outras cores que alertam para diferentes cuidados:

• Dourado – prevenção ao câncer infantojuvenil;

• Azul -visibilidade da comunidade surda;

• Roxo – conscientização sobre a Fibrose Cística;

• Verde – prevenção ao câncer de intestino, importância da inclusão de pessoas com deficiência e importância da doação de órgãos.

Referências: CFM, The Lancet, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Saúde Digital Brasil.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!