SulAmérica torna o processo de reembolso mais eficiente e mais seguro

agenciaweber

agenciaweber

Accenture apoia SulAmérica em processos de reembolsos mais eficientes para reduzir desvios
Companhia de seguros privados usa Inteligência Artificial e Analytics para simplificar a gestão, aumentar a transparência e reduzir desvios de seguro saúde

SÃO PAULO – A Accenture (NYSE: ACN) está trabalhando com a SulAmérica (BOV: SULA11) para aplicar inteligência artificial (IA) e soluções analíticas que irão agilizar seus processos de envio e reembolso de sinistros. O objetivo é tornar mais simples o gerenciamento dos provedores de saúde e aumentar a transparência, o que reduz desvios.

A Accenture desenvolveu a solução "Fraud Waste & Abuse Digital Decision and Analytics (FWA eDNA)" para a SulAmérica analisar e processar sinistros mais rapidamente e, assim, identificar possíveis casos de desvios que pudessem necessitar de mais detalhamento. Usando IA e Analytics, as equipes testaram mais de 500 modelos e dados de procedimentos de saúde integrados, em várias regiões do Brasil, para criar um processo mais eficiente para sinistros e reembolsos aos provedores de saúde.

A solução dá suporte à Unidade de Inteligência de Sinistros (CIU) da SulAmérica, composta por uma equipe de profissionais de saúde que faz recomendações e valida decisões sobre sinistros. As ferramentas de IA e Analytics são usadas para avaliar riscos relacionados a desvios e avaliar melhor as solicitações de sinistros antes dos pagamentos. A solução oferece transparência no processo de tomada de decisão, usando machine learning e outras técnicas analíticas para monitorar decisões e emitir recomendações sobre os sinistros. A transparência e o relato abrangente acerca do funcionamento da solução dão à SulAmérica o insight necessário sobre como e por que as decisões são tomadas, eliminando a "caixa-preta" da tomada de decisão digital.

"Os desvios nos seguros de saúde custam às seguradoras brasileiras cerca de R$ 28 bilhões por ano. Isso, consequentemente, faz aumentar em mais de 30% os custos dos procedimentos médicos para os pacientes, segundo pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar", disse Robert Duque-Ribeiro, diretor de Applied Intelligence da Accenture América Latina. "Dar uma solução avançada de IA e Analytics permitirá que a SulAmérica avalie rapidamente as reclamações e melhore as investigações em casos de possíveis desvios. A solução oferece equilíbrio entre forte poder preditivo, insights e pagamentos simplificados para a SulAmérica continuar oferecendo o melhor serviço a seus clientes".

Marco Antunes, vice-presidente de Operações, Digital e Inovações da SulAmérica, disse: "Trabalhamos em conjunto com a Accenture para desenvolver e apresentar essas soluções e tecnologias de ponta para nossas equipes de CIU e Analytics. Assim, melhoramos a forma como processamos sinistros, criando uma melhor experiência para a nossa rede de saúde. A transparência total embutida na solução é essencial para permitir que nossas equipes mantenham e continuem a construir inovação na solução FWA eDNA para fornecer o máximo benefício aos nossos provedores de saúde".

O grande diferencial oferecido pela IA é seu uso na potencialização do trabalho cognitivo de alto valor. Neste caso, os humanos permanecem no comando, mas sua produtividade e desempenho recebem um grande empurrão por parte dos sistemas de IA. É o caso de um sistema que usa aprendizado automático supervisionado, clustering e outras técnicas de IA desenvolvido pela Accenture para a SulAmérica, maior seguradora independente do Brasil. "O sistema elevou a detecção de desvios e desperdício muito acima de níveis ao alcance de operadores humanos", conclui Robert.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!