O dilema da falta de investimento na Saúde

Moderador

Moderador

Como um país emergente, o Brasil definitivamente precisa de mais investimento em Saúde

Daurio Speranzini Jr

O Governo Federal direciona aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto – cerca de US$ 72 bilhões – para o atendimento de 220 milhões de habitantes. Países desenvolvidos, como os EUA, investem US$ 3,8 trilhões para atender seus 350 milhões de habitantes (cerca de 18% do seu PIB). Um número que impressiona. 

A melhor forma de comparar os investimentos é avaliá-lo per capita. E, no Brasil, ele é 33 vezes menor que o dos americanos. Uma grande e trágica diferença para nós, brasileiros. Há que se levar em consideração, entretanto, que a população americana, por ser mais idosa, solicita ainda mais do seu sistema de saúde, especialmente quando se fala em doenças não transmissíveis (cardiovasculares, câncer, diabetes e, principalmente, respiratórias). Além disso, a judicialização da saúde nos EUA faz com que exames e procedimentos sejam superdimensionados. O custo por paciente aumenta. 

Já no Brasil, por outro lado, as condições sanitárias contribuem para estressar nosso sistema de saúde, principalmente nas periferias e pequenas cidades. Doenças transmissíveis como hepatites, HIV, chagas ou leucemia, por exemplo, têm um maior protagonismo em países com pouca infraestrutura. E, finalmente, há que se mencionar a qualidade da gestão do sistema brasileiro. É correto dizer que, nos últimos 10 anos, esse sistema evoluiu bastante, mas ainda está muito longe do mínimo necessário.

O Brasil tem o sonho de fazer com que seu sistema, muito mais baseado no Estado, seja Universal – ou seja, promova acesso de qualidade igualitária a toda a população. Hoje, infelizmente, nada mais do que um sonho. A saúde já é o segundo maior orçamento da União, apenas atrás da Educação, mas na frente de Infraestrutura. Como política pública, Educação e Saúde são as duas maiores prioridades de um governo, principalmente emergente.

A solução ideal seria um crescimento acelerado da economia e do nosso PIB, conectado com um aumento gradual da porcentagem de investimento sobre ele. Investir muito mais em atividades e procedimentos preventivos deveria evoluir na participação total do investimento da União, evitando ao máximo a realização de procedimentos com alta complexidade no futuro. Investir cada vez mais na capacitação das equipes deveria fazer parte do plano geral de transformação da Saúde. 

O novo Presidente brasileiro e seus colaboradores (como o Presidente do Banco Central) devem nos guiar para o caminho do crescimento. Sem ele nada poderá ser realizado. A nova Ministra da Saúde, em conexão com a sociedade civil, deve buscar formas de implementar o que já foi dito por muitos. Agora, me parece muito mais sobre capacidade de execução do que propriamente sobre pensar em um plano.

Daurio Speranzini Jr é um dos mais experientes líderes empresariais do mercado da tecnologia médica do Brasil. Formado em engenharia mecânica pela FEI, possui MBA pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e extensão em Business Administration pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. Há 20 anos ocupa posições muito destacadas – vice-presidente, presidente e/ou CEO – nas maiores companhias mundiais com foco em tecnologia, saúde e healthcare. Toda essa experiência proporcionou um capital importante para análises profundas sobre as características e os processos operacionais das estruturas de saúde, públicas e privadas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!