10 passos práticos para estruturar o planejamento anual do Conselho de Administração

agenciaweber

agenciaweber

Dicas da Atlas Governance demonstram a importância de um plano anual para os Conselhos de Administração e comitês

SÃO PAULO – A governança corporativa, sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, vem ganhando cada vez mais projeção nas companhias. Mas, parcela relevante das organizações ainda utiliza a maior parte do tempo de seus colegiados de governança para avaliar os resultados passados, deixando de focar no que realmente importa: o desenho do futuro da organização e as relações com seus stakeholders . Entre as etapas que visam a maior eficácia da governança, está o planejamento anual de atividades do Conselho de Administração.

Pensando nisso, a Atlas Governance, startup desenvolvedora do software referência em Governança Corporativa da América Latina, elaborou um guia com os principais passos para montar o seu planejamento de atividades anual. A ideia é trazer eficiência e eficácia à governança da organização. O conteúdo completo pode ser visualizado em um ebook gratuito produzido pela empresa.

Defina os colaboradores que atuarão nos processos de governança

Faça um planejamento dos profissionais que vão atuar neste sistema. Caso não seja possível ter um “governance officer” dedicado, é importante nomear pessoas que terão tempo disponível para cuidar das agendas dos conselheiros, dos materiais a serem preparados e distribuídos, nas deliberações, das atas de reuniões e do acompanhamento da implementação das decisões dos colegiados.

Escolha a tecnologia ideal a ser utilizada pelo Conselho de Administração

A tecnologia se faz necessária particularmente para distribuição segura dos materiais do conselho, comunicação entre conselheiros e profissionais de governança, registro seguro de deliberações, notas e evidências das atividades do colegiado, e indexação da informação.É possível fazer isso a partir de diversos softwares e repositórios separados, mas é naturalmente melhor de forma integrada. Por esta razão, portais de governança são boas opções para digitalizar todas as atividades do conselho.

Feche a agenda do ano com os conselheiros

Peça ao Governance Officer para registrar todas as reuniões com a definição da data e o tempo de duração no portal de governança. Ele irá gerar as salas de videoconferência de sua preferência e enviar convites, travando as agendas dos conselheiros de forma integrada.

Liste todos os stakeholders relevantes e defina como o Conselho de Administração se comunicará ou trabalhará com eles

Acionistas, colaboradores, sociedade, governo, ONGs, consultores, auditores etc são exemplos de stakeholders. É importante definir a forma e a periodicidade de comunicação do conselho ou seus representantes com os stakeholders envolvidos.

Defina os Comitês

É fundamental definir quais comitês de assessoramento ao Conselho de Administração existirão, suas atribuições regimentais, sua agenda de trabalho e propostas que devem ser entregues ao Conselho.

Liste todos os principais temas que serão abordados

Outro passo importante do planejamento anual do Conselho de Administração é listar as principais pautas da agenda de trabalho. Parte-se dos temas obrigatórios (definidos por lei), passando pelos temas estatutários e pelos regimentais (se houver um regimento de conselho). Após isso, é importante definir os temas relevantes de estratégia e governança da organização que não tenham sido listados anteriormente. Conselhos com maior visão de futuro têm trazido à mesa temas como cybersegurança, ESG, diversidade, planejamento estratégico, etc

Distribua todos os tópicos importantes em reuniões específicas

No portal de governança, é possível criar as pautas futuras e deixá-las prontas para o recebimento do material de discussão ou para deliberação posterior.

Para tornar as discussões produtivas, faça reflexões sobre os tópicos

Qual o objetivo de discutir este item da agenda? Quais materiais devem ser preparados para permitir que o Conselho analise e decida? Quem irá prepará-los? Esta agenda envolverá comitês e/ou profissionais externos? Quais possíveis deliberações ou resultados estratégicos podem ser extraídos dessa agenda?

Agende reuniões individuais com os conselheiros e os principais acionistas para entender as expectativas

Na hora de traçar estratégias, é necessário saber o que cada um espera para o próximo ano. Debater os assuntos, seja por meio de um brainstorming ou com ideias fixas, é de extrema importância para que tudo seja debatido, analisado e estruturado para acontecer.

 Siga seu planejamento

Revise sempre que necessário, mas foque na execução do seu plano para observar melhorias significativas na eficácia do seu colegiado. É um processo de evolução constante. A cada planejamento anual melhorias são incorporadas. Portanto, não se preocupe se o primeiro ciclo não funcionar perfeitamente.


Sobre a Atlas Governance:
Fundada em 2016 por Eduardo Carone, a Atlas Governance é uma startup desenvolvedora de softwares voltados para governança corporativa. Hoje ela está presente em países da América Latina como Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. Mais de 200 clientes utilizam o sistema da empresa, que conta com mais de seis mil conselheiros.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!