Pesquisas mostram que durante a pandemia, a ingestão de drogas e de álcool aumentou

Jose Anderson

Jose Anderson

Por D’Or Consultoria | VTN Comunicação

O consumo de álcool e drogas disparou no Brasil nos últimos dois anos, potencializado pelos danos psicológicos da pandemia. Este mês, o tema ganha destaque com o Dia do combate às Drogas e Alcoolismo, em 20 de fevereiro e a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, aproveita a data e traz a campanha: “Não é fácil, mas tem saída”.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), 55% da população brasileira tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% declararam que durante a pandemia, elevaram os níveis, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social.

Outra pesquisa, a edição especial da Global Drug Survey sobre a Covid-19, afirma que o Brasil registrou um aumento de 17,2% no consumo de maconha e 13,5% no consumo de álcool em 2020. Os dados da pesquisa ainda apontam um salto de 7,4% no uso de cocaína e de 12,7% no uso de remédios para ansiedade, como Diazepam e Clonazepam.

Um labirinto com saída

A campanha reforça que o primeiro passo para a pessoa que deseja se libertar do vício é reconhecê-lo, assim como as consequências que pode trazer, buscando mudar hábitos.

“O conceito criativo da campanha mostra a figura de um labirinto para ilustrar que, por mais complexo que possa ser, com inúmeros caminhos e armadilhas, há a possibilidade de não se perder e encontrar, de fato, diversas alternativas para sair dessa situação’, explica Victor Davi, coordenador de Marketing e Comunicação da D’Or Consultoria.

O acompanhamento médico também é necessário, pois, em muitos casos, pode ser necessário o uso de medicamentos que ajudam a controlar a síndrome de abstinência e impedem os avanços de doenças psiquiátricas. Para o tratamento é indicado terapia, ter o apoio das famílias e amigos, alimentação saudável e praticar atividade física.

“Os dados indicam que as substâncias estão sendo utilizadas como válvulas de escape nesta pandemia. Vale lembrar que bebidas alcoólicas e drogas levam à dependência e, em muitos casos, doenças graves”, afirma Sérgio Hércules, médico e superintendente de Gestão de Saúde Médica da D’Or Consultoria

A cirrose hepática é, hoje, no Brasil, a principal causa de mortes atribuída ao álcool e mata mais que embriaguez ao volante.

Conheça um pouco mais sobre a campanha e baixe cartaz e wallpapers no portfolio da D’Or Consultoria.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!