Por HealthBit | Publieditorial
O Outubro Rosa incentiva um movimento importante de compartilhamento de informações e de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, além de ser uma oportunidade para olhar sua saúde de modo mais amplo e integral.
Muito além dos exames de mamografia e papanicolau, o Outubro Rosa chama a atenção para o desenvolvimento de uma prática de autocuidado autônoma e consciente. Uma dessas práticas é o Breast Awareness (ou Conhecimento sobre as Mamas).
O que é Breast Awareness (ou Conhecimento sobre as Mamas)?
Quando falamos sobre autocuidado, o termo “breast awareness” tem sido utilizado para evidenciar a importância de conhecer o próprio corpo para saber o que é normal para você. Ao estar familiarizada com a aparência e sensação das suas mamas, fica mais fácil para que você possa perceber qualquer alteração que possa ocorrer.
Apesar do risco de câncer de mama aumentar com a idade, o conhecimento sobre o próprio corpo e das próprias mamas é um processo contínuo e indicado para todas as idades e um dos principais fatores para identificação precoce de doenças.
Esse processo de autocuidado e conhecimento é muito importante porque, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 66,2% das participantes diagnosticadas com câncer de mama detectaram o problema sozinhas ao notar alterações em seus seios.
E como podemos desenvolver essa consciência? O #TimeSaúde da HealthBit trouxe 5 pontos que podem te ajudar.
5 pontos para desenvolver a consciência sobre as mamas:
- Saber o que é normal para você
Conheça o seu próprio corpo. Saiba os tamanhos de cada parte dele, as formas e as sensações que podem ter.
- Saber quais alterações são anormais e como olhá-las e senti-las
Informação é a chave. É sempre importante lembrar-se e prestar atenção aos sintomas que são preocupantes.
Os principais sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do seio (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos.
Conhecendo-os, você pode prestar atenção a sintomas e alterações que não são normais e investigá-los o quanto antes. Isso é extremamente necessário porque a maioria dos casos de câncer de mama tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticados e tratados no início.
- Olhar e sentir
Além de saber o que procurar, você também precisa, de fato, olhar e sentir. Isso é unir a informação com a ação.
Por isso, se sinta e se toque. Dedique um momento para se conhecer e se cuidar.
- Procurar ajuda assim que perceber qualquer alteração preocupante
Caso sinta alguma alteração, procure um profissional capacitado. Somente eles podem avaliar a mudança e dar algum diagnóstico. É sempre muito importante investigar qualquer modificação, mesmo que nem todas sejam necessariamente graves.
- Manter a rotina de rastreamento de câncer de mama, conforme sua idade
Mulheres acima de 40 anos devem realizar exame clínico das mamas com profissional capacitado e mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia pelo menos a cada dois anos.
Porém, lembramos que o autocuidado e o conhecimento sobre seu corpo e as próprias mamas é um processo contínuo e indicado para todas as idades, além de ser um dos principais fatores para identificação precoce de doenças.
E, para além de conhecermos as mamas, precisamos ampliar nosso olhar e fazer um processo de autoconhecimento do corpo por inteiro. A saúde geralmente é dividida e tem foco somente em doenças físicas, sem contextualizar como ocorre e como reverbera em nossa vida como um todo.
Aqui na HealthBit, temos uma grande preocupação com a conscientização e cuidado com a saúde das mulheres. Por meio de palestras e informativos oferecemos conhecimento e, através do nosso Programa de Saúde da Mulher, promovemos a saúde integral, com acompanhamento e atendimento humanizado, abordando questões essenciais como empoderamento, inteligência emocional, sexualidade e violência.
Essas ações são apenas uma parte do nosso amplo portfólio de soluções que buscam apoiar e promover um cuidado integral e preventivo para a saúde da mulher em todos os momentos. Porque, para nós, o Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um compromisso com a saúde e o bem-estar!