No princípio era o verbo que aqui não se fez carne, mas formou palavras, textos, opiniões, sugestões, críticas e permitiu, de forma sempre democrática, que todos aqueles que quisessem se manifestar o fizessem; e assim sempre será, desde que observando as regras do Blog, obviamente.
Alguns fecham os olhos para essas regras, e, sob o manto do anonimato, usam os comentários para atacar pessoas, empresas… e aí somos obrigados a deletar.
Poderíamos optar por um cadastro de identificação, inviabilizando, assim, a presença do “anônimo”, mas isto certamente inibiria a participação daquele(a) que quisesse fazer uma crítica e não se expor. Aí o Blog tem de pagar o preço para ser o que quer ser. Tudo bem. Pagamos o preço, então.
No fim, um comentário anônimo carregado de veneno e de consequente má intenção, acaba se transformando num benefício para aquele(a) a quem foi dirigido com o fito de prejudicar.
Foi o que aconteceu com a Viva Saúde na ocasião da entrevista concedida ao Blog pela sua diretora, Maria Alice.
Um dos comentários, anônimos, claro, insinuava que a Viva Saúde mantinha vendedores desonestos que forjavam vendas e por isso a Corretora estava em primeiro lugar no ranking dos produtos Qualicorp.
O azedo teor do comentário anônimo chamou atenção do departamento comercial da Qualicorp que, no dia seguinte à publicação da entrevista, convidou a Alice para discutir sobre o assunto.
Resultado: Foi feito uma auditoria na produção da Viva Saúde e absolutamente nada foi encontrado de irregular.
Todas as vendas estavam redondinhas.
Assim, foi oferecido um limão para a Alice e ela fez dele uma limonada.
Açúcar – parece – é o que não lhe falta.