.
São Paulo – Nesta quarta-feira (04), ao meio dia, num dos salões do bem estruturado Novotel Jaraguá, aconteceu o tradicional almoço de confraternização da Acoplan.
O que poderia ter sido apenas um almoço dos figurões do mercado, como ocorre a cada final de ano, o evento se destacou pela peculiaridade, apesar dos já conhecidos convidados e empresas patrocinadoras.
Nesta edição, não obstante a presença recorde de convidados e de um número razoável de patrocinadores (um termômetro que mede a temperatura do prestígio da Associação), havia também incógnita no ar.
Ou nas mentes dos convidados.
Marcos, secretário e mestre de cerimônia da Acoplan, deu as boas-vindas aos convidados, agradeceu as presenças, citou as empresas patrocinadoras: Amil, Admix, Ameplan, Medial, Lincx, Classes Laboriosas, Intermédica, Ômega Saúde, Omint, Qualicorp, Unimed Paulistana, Unifocus, Universal Saúde e fechou sua fala desejando a todos um bom almoço.
Diferentemente das festas promovidas pelas operadoras, cujas presenças, além dos corretores, estão limitadas aos seus próprios executivos, este almoço de confraternização reuniu todo mercado reafirmando assim a missão "ecumênica" que tem a Acoplan.
No cotidiano da entidade essa missão tem-se revelado um esforço sísifo, mas, uma vez por ano, pelo menos, a Acoplan atinge o seu objetivo e consegue unir quase todo o mercado.
Dura apenas o tempo de um almoço. É muito pouco, para uma luta que é de todos, mas, como resultado dos esforços ao longo desses 10 anos, já é alguma coisa.
Poucas ausências foram percebidas.
Mas foram as presenças que realmente chamaram atenção.
Roberto Ramos (RRANA), José Carlos e Marcelo Camargo (Prevquali), Fernande Félix, Norberto, Marcos Buzzo (Grupo Amil), João Drumond e Márcio Moreira (Qualicorp), Alexandre Santos e Gian Lucchesi (Unifocus), Sandro Augusto (Unimed Paulistana), Sandra Maria, Cristina e Galvão (Géia), Celso Rocha e Marcelo Leite (Sul América), Fábio (Golden Cross)… entre outras estrelas do mercado formaram uma constelação. Foi um momento em que os convidados tiveram de depositar suas incertezas nas gavetas de suas mesas e deixarem-se levar pelo clima fraterno que predominou o ambiente.
Uma excelente oportunidade para a Acoplan responder a tantas perguntas que no momento pululam nas cabeças confusas de seus associados. Mas a entidade, que também comemora 10 anos de sua fundação, não tem as respostas. Ninguém as tem. A não ser o futuro.
A Acoplan já consegue a façanha de re-unir o mercado pelo menos num único dia do ano.
Quem sabe as incertezas e a insegurança que desnortearam o mercado de hoje não sejam motivos suficientes para que os donos de Corretoras, como são assim chamados, conscientizem-se de uma vez por todas de que "uma andorinha só não faz verão" e que somente "a união que faz a força".
. .
Alexandre Santos (diretor Unifocus), Emmanuel Ramos de Castro (Blog do Corretor) e Gian Lucchesi (presidente da Unifocus)
.