Atestados e laudos médicos começam a ser emitidos digitalmente em novembro

Moderador

Moderador

Plataforma criada pelo Conselho Federal de Medicina busca trazer mais segurança aos profissionais médicos diante de fraudes frequentes

Por Kozyreff & Toledo

SOROCABA(SP) –  Segurança, credibilidade e um histórico médico completo são alguns dos resultados que serão obtidos por meio da plataforma lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), para que os atestados e laudos médicos sejam emitidos de forma digital. As atividades do Atesta CFM terão início no dia 05 e novembro e a partir de 05 de março de 2025 o uso da plataforma será obrigatório entre os médicos, como forma de coibir fraudes e falsificações.

A plataforma Atesta CFM foi lançada oficialmente no dia 05 de setembro, com a publicação da Resolução CFM nº 2.382/2024 e a partir de novembro começará a ser utilizada pelos profissionais da saúde. A criação de um sistema digital de emissão de laudos e atestados médicos vai ao encontro das transformações provocadas pela tecnologia na relação médico-paciente. A telemedicina é um exemplo disso. Regulamentada desde 2022, a prática teve papel fundamental durante a pandemia da COVID-19.

Por isso, apostar em uma plataforma digital para emissão de documentos importantes para o paciente foi uma decisão acertada do CFM, defende a advogada Andressa Toledo, especializada em Direito Médico e da Saúde. “É uma facilidade para o paciente, que passa a ter nas mãos um histórico detalhado da própria saúde, e uma segurança para o profissional médico, uma vez que a utilização da plataforma dificulta a falsificação desse tipo de documento”, reforça a advogada.

Fraudes e falsificações de laudos e atestados médicos são práticas criminosas bastante comuns no Brasil e além de provocarem prejuízos econômicos, também prejudicam a integridade dos profissionais da saúde ao atribuírem a eles informações falsas. Pacientes também podem ser prejudicados com alegações como essa e um exemplo recente dessa prática, destaque na imprensa brasileira, foi o laudo falso apresentado por Pablo Marçal, então candidato a prefeitura de São Paulo pelo PRTB, acusando o adversário Guilherme Boulos, do PSOL, de ter buscado atendimento médico em função de um surto psicótico grave, provocado por uso de entorpecentes. Neste caso, o médico que teria assinado o laudo não está vivo e na ocasião alegada já não atuava mais como médico, pois estava em tratamento contra uma doença rara.

Alan Kozyreff, advogado especializado em Direito Médico e da Saúde e professor universitário, explica que essa é uma situação gravíssima, que precisa ser combatida no Brasil. “Combater essa prática é mais do que necessário. É fundamental que os profissionais médicos recebam essa proteção, porque uma fraude como essa, quando não é devidamente apurada, pode trazer prejuízos inestimáveis para o profissional no seu dia a dia. Também é necessário falar sobre punições para casos de tamanha gravidade como esse”, alerta o advogado.

Os profissionais médicos poderão emitir laudos e atestados digitais na plataforma Atesta CFM, por meio do site ou de um aplicativo. A partir de março de 2025, essa prática será obrigatória em todo território brasileiro.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 comentário em “Atestados e laudos médicos começam a ser emitidos digitalmente em novembro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!