Em tempos de crise, uso de bicicletas pode contribuir para ações de prevenção, mas é preciso se atentar aos cuidados para utilizar as magrelas com segurança
SÃO PAULO – Mesmo com a quarentena chegando ao fim, os cuidados na rua não devem parar. Todos já sabem que o momento é de reduzir ao máximo o contato social para interromper a transmissão do novo coronavírus.
Evitar os vagões cheios do metrô e a alta ocupação dos ônibus já ajuda a minimizar os riscos dentro e fora de casa. E uma boa alternativa neste momento é trocar o transporte público pela bicicleta: Ao ar livre, sozinho, sem nenhum tipo de aglomeração, e ainda cuidando da saúde e ajudando o meio ambiente. Mas você e a sua magrela já estão devidamente preparados para esta fase?
Neste novo momento em que prevenção se tornou uma prioridade, a tendência é que mais pessoas optem pela bike no dia a dia e, junto com isso, crescem também os possíveis problemas relacionados a assaltos e furtos, por exemplo.
Por isso, o co-fundador e sócio da Kakau Seguros, Henrique Volpi, dá algumas dicas valiosas de segurança:
Fique sempre atento: Não se esqueça do velho ditado "a ocasião faz o ladrão". Ladrões preferem vítimas descuidadas e distraídas. Mantenha-se em alerta sempre.
Evite pedalar em locais vazios e escuros: Ruas desertas, principalmente à noite, são ótimas oportunidades para o roubo de bicicletas. Procure sempre andar por locais movimentados, como grandes ruas e avenidas, de preferência com ciclovias.
Utilize um cadeado: Dentre os equipamentos de segurança para bicicleta, o cadeado continua sendo um dos mais eficientes e fundamentais. Sempre tranque a sua bike em lugares firmes ou irremovíveis, como bicicletários e paraciclos.
Faça um bom seguro: Já existem no mercado seguros super completos e específicos para bicicletas, que seguram as bikes contra roubos, furtos, acidentes e quebras, além de oferecer assistência 24 horas, transporte e reboque. Pesquise a melhor opção para você e não deixe de ter um.