Com 212,5 milhões de habitantes no país, setor de seguros deve focar em novas estratégias

Moderador

Moderador

Dados divulgados na última quinta-feira pelo IBGE mostram a potência do país em crescer  e diversificar as demandas no ecossistema segurador

Por Lojacorr

Na última quinta-feira, dia 29, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados atualizados apontando que atualmente a população brasileira é estimada em 212.583.750 habitantes, um crescimento de 4,68% se comparado ao Censo de 2022, quando a população era estimada em 203.062.512 brasileiros. 

No novo levantamento, o estado de São Paulo continua com o maior número de habitantes: 45.973.194. Historicamente, o país já demonstra crescimento populacional, fator que pode ocorrer quando o número de nascimentos é superior ao total de mortes e quando está relacionado ao aumento de mais imigrações do que emigrações. 

Mas o que o crescimento da população tem a ver com o mercado segurador? Paolo Bonazzi, especialista e gerente comercial da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, explica que o crescimento populacional é um dos motores do crescimento do mercado de seguros. “Por que amplia a base de consumidores, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e a necessidade de novas estratégias para aumentar a penetração de seguros na vida dos brasileiros”, explica. 

Para ele, esse aumento populacional também eleva a demanda por proteção. “Com uma população maior, mais pessoas buscam proteger a si mesmo, seus familiares e seus bens. “Isso leva a uma busca crescente por produtos como seguro de vida, saúde, automóvel, e residencial. Também quando há mais pessoas, há um aumento na exposição a riscos, como mais acidentes, mais problemas de saúde pública, por exemplo. E essas situações também geram oportunidades de negócio/vendas”, expõe. 

Bonazzi fala ainda que o setor segurador deve se manter atualizado na personificação dos produtos para atender a particularidade de cada cliente. “Se já vínhamos vivenciado uma era em que a personificação torna-se cada vez mais necessária, em um país que cresceu quase 5% da sua população, com certeza, existe uma maior variedade de necessidades e perfis de risco. Isso impulsiona as seguradoras a desenvolverem produtos mais específicos e personalizados, aumentando a oferta no mercado e a assertividade no atendimento.”

Quanto à questão econômica, André Moreno, diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr, complementa que, se há esse crescimento, consequentemente, há essa urbanização e desenvolvimento econômico. “Os dados do IBGE mostraram que São Paulo possui mais população do que a soma dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro que, juntos, são 38.542.370 pessoas, cerca de 7 milhões a menos que o estado paulista. Ou seja, as pessoas também estão na busca pelos grandes pólos comerciais e empresariais em em grandes cidades. E à medida que mais pessoas se mudam para áreas urbanas e aumentam sua renda, a demanda por seguros para proteção cresce e cria-se mais consciência e educação financeira, entendendo a importância do seguro, como forma de investimento e estratégia”, fala.

Mas os especialistas alertam: o desenvolvimento do setor de seguros junto ao crescimento da população só é possível se contar com o papel de um corretor de seguros, principalmente de rede de seguradoras. “São mais 9,5 milhões de pessoas no Brasil, um aumento que reflete na demanda e que o setor de seguros deve estar preparado, Não adianta as seguradoras terem produtos novos, investirem em inovação, ferramentas, mas não contar com o papel essencial de um corretor de seguros. Ele ainda é e continuará sendo a peça-chave para expandir o setor. Além de conhecimento, possui habilidades, atendimento diferenciado e humanização insubstituível”, explica Bonazzi.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!