Para a saúde estar em dia, a palavra-chave é prevenção. Os cuidados devem ser frequentes em todas as etapas da vida, mas é na terceira idade que devemos redobrar a atenção. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os idosos correspondem a 11,2% dos beneficiários em todo o sistema de saúde suplementar brasileiro. Para o segmento de autogestão, a porcentagem chega a 22,8%.
Com o objetivo de promover a qualidade de vida, preservar a assistência à saúde, e garantir o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de autogestão, a UNIDAS incentiva a promoção de uma série de programas e ações de caráter preventivo em suas filiadas. Entre as ações destacam-se publicações, seminários, palestras e campanhas voltadas às operadoras filiadas à Entidade, promovendo o segmento e a capacitação para atendimento a uma carteira de beneficiários com maior percentual de idosos.
A Unidas também mantém diálogo intenso junto à Câmara de Saúde Suplementar, órgão consultivo da ANS; ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), ligado ao Ministério da Saúde, entre outros órgãos governamentais, para debater o papel da modalidade e da sustentabilidade do setor, defendendo as boas práticas da autogestão.
A Entidade entende que o envelhecimento da população, especialmente pela velocidade como ocorre no Brasil, deve ser prioridade para a saúde suplementar no país. ?O fato é que os principais problemas de saúde que afetam a população podem ser dimensionados e, na maioria das vezes, podem ser prevenidos. Por isso devem ser cada vez mais incentivados e implementados programas, projetos, campanhas e iniciativas de promoção da saúde, por parte do setor da saúde suplementar?, destaca Denise Eloi, presidente da empresa.
Fonte: Planeta Seguro