Evento “Mulheres Inspiradoras”, da Previsul, é uma forma de reconhecer e homenagear o trabalho, a dedicação e o comprometimento das profissionais
A Previsul Seguradora realizou uma ação diferente para comemorar o Dia da Mulher. Cerca de 100 participantes, entre colaboradoras e corretoras saíram de seus escritórios e participaram de um encontro exclusivo para mulheres, que abordou o papel feminino no contexto atual. Hoje, as mulheres são a maioria na Previsul: 62% das colaboradoras do Brasil são mulheres.
Na avaliação da diretora de Negócios da Previsul, Andreia Araújo, as mulheres têm um papel fundamental na empresa e no setor de seguros. “A força, determinação, dedicação, comprometimento e criatividade das mulheres faz a diferença no setor. Somos detalhistas e vamos em busca de resultados. Não devemos ter nenhum privilegio por sermos mulheres, só não podemos perder oportunidades de crescimento em função de sermos mulheres”, disse a diretora, que está há 18 anos na Companhia e já passou por diversas funções: atuou como gerente de contas, gerente da Sucursal RS, Superintendente Regional e Nacional até chegar à diretoria.
“Ter uma diretora mulher faz com que eu me sinta representada e inspirada todos os dias. Nós, mulheres, podemos chegar onde quisermos”, afirmou Vanessa Silva colaboradora da área Comercial, destacando que a Previsul é uma empresa que se preocupa muito com as pessoas. A opinião de Vanessa é compartilhada por Clarissa Conrado, que trabalha na área de Canais Diferenciados. “A Previsul está sempre realizando ações com foco no nosso bem-estar. Este foi o evento mais bonito que a Previsul já promoveu. Mostrou que precisamos ser empoderadas e que temos oportunidade. Muito da força está dentro de nós e temos sim que conquistar nosso espaço”, disse.
Bate-papo inspirador – Durante o encontro, mulheres de diferentes áreas deram seus testemunhos e mostraram que é possível ocupar posições de destaque. Dados da Fenacor mostram que 32% dos corretores brasileiros são mulheres. Não é um número ideal, mas que tem crescido a cada ano. “Se uma mulher cria um objetivo e persiste com determinação e segurança, com certeza ela terá bons resultados”, afirmou Nívia da Silva, visionária, empreendedora e representante feminina no mercado de seguros. “Sempre digo para meus clientes que seguro é uma prova de amor. Se você ama alguém, você o deixa segurado para um momento que você não estiver mais presente”, ressaltou.
Já no cenário forense, diferente da área de seguros, a mulher tem uma presença extremamente atuante, com papel de destaque em várias áreas, inclusive, disputando com os homens cargos importantes. Entretanto, há ainda muita desigualdade quando se trata de cargos de liderança. “Além de uma questão cultural e histórica, tem a questão do machismo. Um pouco é nossa responsabilidade. Nessa tentativa de sermos mulher polvo, muitas vezes, abrimos mão da carreira para ficar com os filhos, o que para os homens não é um problema”, destacou a procuradora Ana Luiza Lartigau.
Este é um dos dilemas da diretora de Conexões da Reali Hub for Innovation, Thais Reali: conciliar o perfil profissional com o cuidado com a família. “Há momentos que privilegiamos mais um ou outro, sempre tentando manter o equilíbrio. Uma coisa que tento fazer é ter uma estrutura de agenda clara e organizar para que sejam respeitadas. Outro ponto é estarmos bem com nosso íntimo. Para mim, por exemplo, é fazer pilates e ir à psicóloga. São momentos que me reenergizo como mulher para poder dar conta de tudo. E é importante sabermos que não poderemos ser 100% em tudo”, observou Thais
Este bem-estar pessoal e profissional reflete na atuação das mulheres no ambiente de trabalho. “Uma mulher que está bem, possui um equilíbrio entre sua realização pessoal e a autoestima, tem mais compaixão, trata melhor os clientes e entende melhor os objetivos da empresa”, afirmou Alice Vargas, empreendedora do ramo estético e incentivadora da realização pessoal e reconhecimento da autoestima feminina.