Pouca gente sabe, mas a falta de uma boa higienização da boca pode acabar trazendo problemas ao coração. A doença leva o nome de Endocardite, uma infecção que atinge parte da membrana mais interna do coração, o endocárdio, que está em contato direto com o sangue interno. Pela forte pressão sanguínea local, essa região é pouco protegida pelo sistema imunológico, o que também dificulta seu tratamento eficiente.
O que provoca a Endocardite é a bactéria Streptococcus Viridans, que habita normalmente a boca sem provocar qualquer dano. Mas, ao entrar na corrente sanguínea, pode causar diversos efeitos no sistema cardiovascular. "Infecções de origem dentária estão entre as principais causas da endocardite infecciosa. A periodontite, por exemplo, caracterizada pela inflamação das gengivas, pode estar associada ao desenvolvimento dessa doença cardiovascular", alerta o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental.
Para evitar essa doença, responsável por significativa taxa de mortalidade, o cirurgião dentista garante que uma boa higiene bucal é a principal recomendação para o tratamento de todos os pacientes, particularmente os de alto risco como, por exemplo, os portadores de doenças ou lesões de válvula cardíaca e cardiopatias congênitas, como o sopro no coração.
"Havendo necessidade de algum tipo de intervenção odontológica, os portadores de tais doenças devem comunicar o cirurgião dentista e levar declaração do cardiologista informando a necessidade de uma antibioticoterapia preventiva", alerta.
Alguns procedimentos odontológicos requerem uma profilaxia antibacteriana, ou seja, um conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, suas complicações e conseqüências. Entre os mais comuns estão os que indizem ao sangramento como, por exemplo, as manipulações invasivas (exodontias, cirurgias de implantes, tratamentos periodontais e endodônticos) e não invasivas (limpeza e colocação de aparelho ortodôntico com banda).
"Como sabemos, a ação bacteriana é um fator de risco. Os pacientes devem ser incentivados a usar fio de dental regularmente e escovar os dentes com um creme dental que oferece proteção antibacteriana. Essa prevenção é essencial para o controle dos problemas bucais associados à doença cardiovascular", finaliza o Dr. José Henrique. Vale lembrar que o tratamento odontológico deve concentrar-se na prevenção de enfermidade periodontal e inflamação bucal.
Sobre o INPAO Dental
O INPAO Dental (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica), empresa especialista em odontologia, é uma das maiores operadoras de capital fechado do país. A companhia garante atendimento de qualidade em sua rede credenciada altamente especializada e está presente em todo território nacional, com mais de 17 mil opções de atendimento.