Por Laura Ciampone | Blog do Corretor
SÃO PAULO – Nesta terça-feira (01), em entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o Grupo Sura anunciou sua entrada no Brasil, com a aquisição da RSA Seguros. A aquisição, cujos valores atingiram US$ 614 milhões, vinha sendo costurada nos bastidores há algum tempo, e agora finalmente aprovada pelo órgão regulador no Brasil
O planejamento e as estratégias para a operação no Brasil foram anunciadas por Gonzalo Alberto Pérez, CEO da companhia. “Os brasileiros poderão contar, desde agora, com um aliado que manterá e fortalecerá a operação atual. Esta é uma oportunidade única para o país e para a Suramericana”, enfatizou.
Thomas Batt, CEO da RSA, garantiu que haverá continuidade da equipe atual, como uma estratégia de negócios e corporativa, casando o profissionalismo da RSA com sua liderança. “Estou muito feliz com nosso momento”, disse.
Pesou a escolha do Brasil o fato ser um dos locais mais desenvolvidos e interessantes para o mercado de seguros na região. A economia brasileira ainda possui um enorme peso para o mercado na América Latina, sendo responsável por mais de 40% do PIB.
“Os brasileiros poderão contar, desde agora, com um aliado que manterá e fortalecerá a operação atual. Essa é uma oportunidade única para o país e para a Suramericana”, afirmou Gonzalo Alberto Pérez.
Com a sua atuação no Brasil, a 5ª maior empresa de seguros, atrás da Bradesco, Brasilprev, Itaú e Porto Seguro (ranking 2014), visa uma expansão importante, buscando consolidar seus valores e serviços, além da troca de conhecimento e prática de negócios.
Hoje no Brasil a Seguros Sura possui 312 colaboradores e mais de um milhão de clientes. Contando com a junção do grupo em outros locais como Colômbia (país natal), República Dominicana, El Salvador e Panamá, soma-se um total de 10 milhões de clientes.
Com mais de 70 anos, e líder do mercado nas Américas Latina e Central, a seguradora Colombiana, além do Brasil, abrange agora as operações da Argentina, Colômbia, Uruguai, México e Chile, faltando somente a aprovação dos órgãos reguladores daqueles países. Somados, serão mais de 5,6 milhões de clientes a mais. “É uma expansão de mercado com a possibilidade de atingir 71% da população da região”, previu. Pérez disse ainda que “Somos uma companhia latino-americana para a América Latina, que tem como acionistas o Grupo SURA (81,1%) e a resseguradora Munich RE (18,9%). O grupo é líder na administração de fundos de investimentos na América Latina e um dos principais grupos seguradores da região”, completou.