Com objetivo de efetuar um levantamento em relação ao comportamento da corretagem perante as repercussões econômicas causadas pelo coronavírus, a Kuantta Consultoria realizou a pesquisa Covid-19 e o corretor de seguros. O estudo contou com a colaboração de 283 corretores que responderam um questionário no dia 9 de abril, onde os dados foram analisados através das respostas enviadas pelos participantes.
A análise dos dados foi baseada em questões para que os corretores respondessem com as suas opiniões com sim ou não e a avaliação emitida em percentuais. Em relação se a crise atual afetaria o negócio, 91,8% acreditam nessa hipótese e 8,2% afirmaram que não haverá alterações. Ao perguntar se a corretora já sentia o impacto das ações relacionadas ao Covid-19, 77,6% alegam que houve mudança. Quando o assunto é a durabilidade desse período, 36,7% responderam que dura até seis meses, 34,7% que dura até três meses e 28,6% até 12 meses. Sobre a redução na receita, 83,7% responderam que isso acontecerá, contra 16,3% que afirmaram que não sofrerão esse tipo de restrição. Ao citar a contenção de despesas, 83,7% alegam ser necessário reduzir os custos. Sobre demissões, 81,6% não pretendem demitir os colaboradores, mas há um percentual mínimo referente a 18,4% que podem reduzir o quadro de funcionários. O estudo revela que 98% informam que a pandemia mudou o comportamento do consumidor.
De acordo com o idealizador da Kuantta Consultoria, Arley Boullosa, avaliar a opinião dos corretores de seguros é fundamental para que todos compreendam os impactos da crise e procurem se reinventar o quanto antes. "A Kuantta realizou uma pesquisa para entender a percepção dos corretores sobre o atual momento e a crise gerada pelo covid 19. Tivemos o retorno de 283 corretores e a ideia surgiu da necessidade de ouvi-los para consolidar uma visão da categoria. São 20 perguntas objetivas que nos levam a conclusão de que a maioria dos corretores entende a gravidade da crise e a necessidade de se reinventar. Investimentos em marketing digital e qualificação profissional ficaram muito claro na pesquisa, quando há o entendimento da mudança do comportamento do consumidor e a necessidade de manter o time de funcionários e não demitir. Óbvio que a pesquisa é um retrato do dia 9 de abril, data em que foi realizada, mas nos indicam informações interessantes. Vou repetir o estudo em breve para confrontarmos com o resultado da primeira e ampliar o número de corretores participantes", explicou.
Veja aqui os detalhes da pesquisa.