Ontem, quarta-feira (23), enquanto produzíamos as duas matérias do dia, e-mails, telefonemas e comentários no Blog, antecipavam a informação de que a Amil suspendera a comercialização dos produtos Medial e Dix na modalidade do adesão. Somente o PJ e o PME dessas operadoras permaneceriam ativos.
Como qualquer notícia impactante, esta gerou muitas dúvidas. Entre outras, se a Qualicorp também declinara de comercializar esses produtos.
No decorrer do dia, porém, comunicados dirigidos ao mercado, pela operadora Amil e pela administradora Qualicorp, confirmaram a notícia até então oficiosa.
Mais sucinta, a Qualicorp informa em seu comunicado que "A partir da vigência 15/11 as vendas da operadora Amil linha Dix e Medial estão suspensas" e ainda pede que "Para que não haja transtorno, as propostas sejam entregues na Qualicorp até 31/10/2013".
O comunicado informa ainda que "O fluxo com as demais operadoras permanecem, somente os produtos Amil linha Dix e Medial serão suspensos". E para eventuais esclarecimentos a administradora informa ainda que o Canal Corretor – 11 3149.8220 – está à disposição.
A Amil, por outro lado, usou a Unifocus para informar em seu comunicado a "Mudança da Grade de Produtos", propondo ainda continuação das vendas dos produtos das linhas Blue Plus, Lincx e Dental, com mudanças substanciais nas regras de redução de carência para profissionais com Nível Superior Completo, exceto Comerciários:
"Carência contratual para clientes sem plano ou com até 12 meses de plano".
"PRC 129 para clientes acima de 12 meses nas operadoras congêneres (Golden Cross, Unimed [exceto a Paulistana], Bradesco, Sul América, CarePlus e Omint".
As "regras para todos os demais profissionais", segundo o comunicado, "permanece a carência contratual para todos os clientes".
O comunicado conclui informando o encerramento dos PRCs 128 e 398 e coloca também o telefone do Apoio ao Corretor à disposição para eventuais dúvidas: 11 3121-7777 – Unifocus.
Afinal, qual o motivo que faria a Amil retirar esses produtos de circulação?
Esta foi a intrigante pergunta que não quis calar entre os caciques do mercado, no dia de ontem.
A resposta, óbvia, não demorou.
"Querem aumentar as vendas de produtos com ticket médio alto", revelou um influente interlocutor do mercado.
Detalhe: mercado financeiro.