Com a experiência de quem atuou durante 20 anos em uma das mais bem sucedidas empresas do setor, Alan Fiúza aposta todas as suas fichas no sucesso da ferramenta que, segundo ele, é a mais completa do mercado, pois não se trata de um simulador, apenas. “Nós contamos com o apoio de uma equipe especializada que fará análise de risco, de sinistralidade… O sistema não é simplesmente montar um comparativo”, observa.
O mercado de planos de saúde conta atualmente com simuladores capazes de processar estudos comparativos de PMEs, adesão e PF. Um grande facilitador para as corretoras. Por outro lado, as empresas com mais de 100 vidas ficam de fora dessa simulação, cabendo somente à operadora a realização de um detalhado orçamento.
É aí que entra a GSA 360.
Após dois anos de muito estudo, negociação com as operadoras e investimento em tecnologia, a GSA 360 lança uma ferramenta capaz de realizar um comparativo completo para empresas acima de 100 vidas. “Não estamos inventando a roda. Usamos o nosso conhecimento e muita tecnologia para aperfeiçoar um sistema que já existe”, garante Alan Fiúza, um dos quatro sócios no projeto.
Na semana do lançamento da GSA 360, Alan Fiúza, ao lado de César Freitas, um de seus sócios, falou com o Blog a respeito da ferramenta.
Blog do Corretor: Essa ferramenta já existe no mercado?
Alan Fiúza: Sim, mas as que existem ainda ocupam muito o tempo das pessoas. São quatro ou cinco dias, para um analista solicitar um comparativo de cinco, seis seguradoras. Com essa ferramenta, esse mesmo analista, leva cinco minutos.
Blog do Corretor: Mas isso vai refletir no profissional…
Alan Fiúza: Além de caro é um profissional difícil de achar, se você quiser manter um profissional na corretora. Porque para montar esse comparativo é necessário estratégia. Não é simplesmente: “Eu vou comparar SulAmérica com Bradesco”. No nosso caso, há uma estratégia por traz do estudo.
Blog do Corretor: Então a GSA tem uma equipe?
Alan Fiúza: Nós temos uma equipe de especialistas. E essa equipe pode fazer esse trabalho personalizado. A apresentação chega no cliente com qualidade, estratégia e ainda com a personalidade do corretor.
Blog do Corretor: No PME tem simulador.
Alan Fiúza: No PME você não precisa de estratégia. Não precisa saber de contributariedade da empresa, de coparticipação, de elegibilidade… Quando a gente fala do empresarial, é importante destacar que há toda uma estratégia para o corretor conseguir vender.
Blog do Corretor: Defina a GSA.
Alan Fiúza: Em vez de o corretor apresentar 10 orçamentos ao seu cliente e ter de explicar uma por uma, o nosso sistema reúne as principais informações de cada seguradora e vai dizer por que a SulAmérica é melhor do que a Bradesco naquela opção de plano, por exemplo. Então, a gente compara hospitais, laboratórios, valores…
Blog do Corretor: Eu estou vendo tudo muito parecido com o Simulador On line. Qual a diferença?
Alan Fiúza: O Simulador tem esse recurso no caso do PME. No empresarial eu não conheço. Nunca vi.
Blog do Corretor: Nem o Multicálculo?
Alan Fiúza: Também não. O que ele pode fazer é reunir as informações uma ao lado da outra. Mas não existe a estratégia. Porque para vender você tem de ter estratégia. Você pode até estar com o produto certo, mas, se a estratégia estiver errada, não vende. E a máquina ainda não consegue fazer isso sozinha. A nossa plataforma é 50% automatizada. Só que nós temos uma equipe especializada com 20 anos de mercado que trabalhou em projetos gigantescos. Eu, por exemplo, participei do fechamento de grandes projetos como a Avon, Scanea…
Blog do Corretor: Poderíamos dizer que essa ferramenta é uma evolução do que já existe?
Alan Fiúza: Existe para o PME. Para o empresarial, não existe. Tanto é que as corretoras médias e maiores têm uma equipe dentro da corretora que chamam de “área de estudo”. São os profissionais dessa equipe os responsáveis pela elaboração desse trabalho que a gente vai oferecer agora. Num clique.
Blog do Corretor: E com relação à segurança dos dados do corretor? Agora temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Alan Fiúza: Pensamos nisso, claro. Contratamos um advogado especializado, inclusive, em LGPD. O nosso contrato está em consonância com essa nova Lei Geral. Tanto é que há multa contratual – e é bem alta -, para o caso de vazamento de dados do corretor. A nossa plataforma também foi desenvolvida levando em conta os mais importantes processos de segurança. Hoje, tudo é muito rápido. Não há margem para erro.
Blog do Corretor: Você conhece a Trindade Tecnologia. Não é parecido?
Alan Fiúza: Sim. Mas a Trindade é uma espécie de multicálculo que realiza cotações de PME, empresas até 99 vidas. Ao contrário da GSA, ela não apresenta as cotações de forma comparada, não faz a solicitação das propostas para o mercado e não apresenta estudos empresariais. Na GSA temos o banco de dados completo com o qual poderemos oferecer comparativos de rede no Brasil inteiro.
Blog do Corretor: Imagino a complexidade de um estudo para um grupo com mais de 100 vidas.
Alan Fiúza: O PME é mais fácil. Já existe uma tabela. O Multicálculo, por exemplo, ele põe a tabela ali e o corretor mesmo vai lá e compara esse com aquele. Quando você fala do empresarial, não existe uma tabela. E geralmente, quem trabalha com PME não trabalha com empresarial. Essa ferramenta está vindo para facilitar a vida do corretor. O cara que trabalha com o PME, quer trabalhar com o empresarial, mas não entende…
Blog do Corretor: Num clique está tudo resolvido?
Alan Fiúza: Cinco minutos.
Blog do Corretor: A GSA tem acesso ao sistema de cotação das seguradoras?
Alan Fiúza: Foi bom você falar nesse assunto. A maioria das seguradoras, agora eu acho que todas vão partir para esse caminho, que é tudo através do portal da seguradora. Para que não tenhamos acesso a outras informações da corretora, foi assinado um termo específico em que limita o nosso acesso. Tudo isso vem com o peso da LGPD.
Blog do Corretor: O lançamento da ferramenta é nesta quinta-feira (20). Só vai funcionar? Não haverá comemoração física, obviamente.
Alan Fiúza: Só vai funcionar. Vamos lançar pelas redes sociais, pelo Blog, mas uma grande festa a gente deixou para quando a pandemia passar.
Blog do Corretor: Quem são os seus sócios e como o corretor pode conhecer essa ferramenta?
Alan Fiúza: Somos em quatro: Eu, empresário com mais de 20 anos de experiência em uma grande Administradora – aliás, foi de lá que me inspirei para criar essa ferramenta que agora contempla o PJ – Maurício Sena, que é médico; Rodrigo Oliveira, especializado em TI; César Freitas, empresário. E para conhecer a nossa ferramenta, que está no ar a partir desta data (20/05/21), basta acessar o site neste endereço.
Blog do Corretor: Muito obrigado pela entrevista.