Reduto de negócios, a capital paulista recebe uma das mais importantes administradoras de benefícios do País
Por Helena Gomes e Emmanuel Ramos de Castro
Há mais de 10 anos no mercado e com atuação em 11 praças, a Benevix já é considerada um dos maiores grupos de administração de benefícios do Brasil, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A companhia, que já conta com 200 mil vidas em sua carteira, passará, a partir de agora, a atuar de forma mais agressiva na cidade de maior influência no cenário nacional, São Paulo.
Otimista e ansioso para pôr em prática as ações que foram idealizadas enquanto o País [ainda] está em confinamento, o diretor comercial Flávio Cirilo revelou, com exclusividade para o Blog do Corretor, que tanto a diretoria financeira quanto a comercial, foram transferidas para São Paulo, em um prédio na zona oeste. “Em Vitória, na nossa antiga sede, ficou o nosso CSC – Central de Serviço Compartilhado -, o Contact Center e a Contabilidade”, explica Flávio, logo no início da entrevista que aconteceu através de uma vídeo conferência, seguindo os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em tempos de pandemia. O diretor da Benevix estava acompanhado por Damião Moreira e Kamila Comitre Dias, gerente comercial e executiva de negóicios, respectivamente.
As mudanças implantadas na administradora, que conta com aproximadamente 200 colaboradores distribuídos entre as praças de atuação, surgiram a partir da vontade de crescer. E São Paulo, nossa megalópole, é uma explosão de oportunidades. A intenção da Benevix é atuar com os corretores na capital e expandir para o interior do estado. “A nossa meta é atingir 300 mil vidas até 2022, mas as circunstâncias nos mostram que podemos alcançar esse número já em 2021”, garante Cirilo.
A animação da diretoria da Benevix se dá em razão de a carteira da administradora possuir grandes contratos com autarquias federais e ainda vem ganhando capilaridade com os setores de PMEs (Pequenas e Médias Empresas). “A essência da empresa está no coletivo por adesão e na venda verticalizada de cada praça; só faz dois anos que começamos a trabalhar com os contratos das PMEs aqui na Benevix, mas é uma carteira que tem tido um crescimento bem significante para nós”, revela Flávio.
“Nós trabalhamos tanto em vendas de grande quantidade
como em venda de coletivo por adesão.
E essa venda individual
é a essência da Benevix”
Nos últimos dois anos, a administradora passou por uma mudança na estrutura de trabalho, já que o novo presidente, André Rutowitsch, trabalhou e trabalha para evoluir cada vez mais o setor executivo da Benevix, além de implantar processos modernos e eficientes. “Hoje trabalhamos com o SAP, que é um dos sistemas mais importantes para a auditoria do controle contábil, e ainda contamos com a auditoria externa feita pela Deloitte”, explica.
Um diferencial no mercado é que a Benevix já trabalhava com o processo de venda online em todas as praças desde 2019. “Quando a pandemia começou, não tivemos problemas de adaptação, nosso trabalho já estava funcionando 100% online. Enquanto muitas administradoras tiveram que lidar com isso agora, nós tivemos um salto de produção na nossa companhia”, frisa o diretor.
“Quando chegamos em São Paulo, entramos em um mundo de licitações. Uma delas foi com a Infraero, onde passamos por um credenciamento com outras administradoras, como a Qualicorp, AllCare entre outras, em que ganharia quem tivesse o melhor modelo de captação e divulgação de negócio. Nós criamos o portal AeroBen, que comparava os nossos valores com os concorrentes. E ganhamos! Foi uma vitória muito grande conquistar essas 10 mil vidas em menos de dois meses”, comemora.
Flávio revela também o desejo de que a área comercial da Benevix na praça de São Paulo seja uma companhia agradável para os corretores. O diretor comercial espera que seus parceiros comerciais da capital paulista sejam tão fiéis como os das outras praças. “Queremos trazer o que temos de melhor nas nossas outras praças para São Paulo, que o nosso modelo de atuação seja benéfico, de qualidade e de facilidade para o trabalho dele”, completa. Os números de porcentagem de comissionamento da Benevix são os mesmos do mercado, quando se fala em premiação e agenciamento, o diferencial está no pagamento do recorrente. “Nós trouxemos essa inovação de pagar o recorrente para todos os corretores, coisa que as outras administradoras não costumam pagar”, afirma Flávio. Todos os corretores recebem esse valor, independentemente do tempo de trabalho na empresa e de números. “Esse recorrente ajudou muita gente nesse momento de pandemia”, ressalta.
“Nós não temos a pretensão de tirar ninguém do mercado;
queremos afirmar o nosso posicionamento que é o
de uma empresa que investe em tecnologia,
que tem o apoio das operadoras e corretores,
com um bom produto para os clientes
e que todos tenham bons resultados”
A CNU (Central Nacional Unimed) é a principal operadora da Benevix em todas as praças em que atua. É quase “uma exclusividade”. Mas, por ter decidido crescer, a Benevix já costura nos bastidores a entrada de novas operadoras. “Essa nossa cultura de fidelizar a operadora possibilitou sucesso para a Benevix, preferimos ter um número reduzido e conservador de operadoras do que atender todas as bandeiras e não conseguir produzir com qualidade. Nosso trabalho exclusivo faz com que a operadora confie no nosso trabalho e saiba que terá resultados com conosco”, destaca.
Passada a pandemia, a Benevix pretende voltar com as campanhas de patrocínio. Em 2019, por exemplo, a administradora patrocinou o Flamengo e o Avaí, dois times da Série A do Campeonato Brasileiro, que ajudou a criar uma visibilidade maior para a marca. “Já estamos falando com dois times paulistas, mas temos que esperar essa questão da pandemia, já que não temos certeza de como as coisas vão ser. Mas essa é uma das nossas principais estratégias de patrocínio. No ano passado, por exemplo, os corretores puderam assistir a seus times em campo a partir de um camarote do Estádio do Maracanã”, confessa orgulhoso.
As campanhas para os corretores também são marcas registradas da Benevix, além das campanhas de valores por vida, que continuam até o fim deste ano, a marca conta com as mensais, que pode ser de um kit praia, como foi a de janeiro, até uma joia da Vivara, que aconteceu no mês de junho. “Essas campanhas incentivam ainda mais nossos colaboradores, e cada uma delas é pensada com muito carinho. Agora não podemos envolver viagens por conta da pandemia, mas quando isso passar, pode ter certeza de que ela estará de volta nas campanhas”, explica Flávio.
Entre outros desafios que a Benevix deverá superar em São Paulo, está a densidade de uma sólida concorrência, mas, de acordo com Cirilo, a Benvix está preparada para o “bom combate”. “Para entrar nesta praça tivemos que ter um produto que entregue para corretor a condição de ele vender bem, uma boa campanha de vendas – igual ou melhor que as outras. E assim, percebemos que a praça de São Paulo tem muito a ser explorado no coletivo por adesão”, explica Flávio.
Flávio conta que já foi corretor e entende o diferencial da Benevix em pagar os recorrentes. “Consigo falar isso, porque já estive do outro lado, o recorrente faz toda a diferença na vida do corretor. Faço muita questão de valorizar isso”, reforça.
Flávio Cirilo diz ainda: “Queremos expandir com consistência, valorizando os profissionais e os parceiros. Nossa cultura é muito clara: ninguém precisa perder para o outro ganhar. Temos muito orgulho de trazer e anunciar a Benevix em São Paulo,” finaliza.